Foi sofrido, mas o Botafogo enfim voltou a vencer no Campeonato Carioca. De virada, com gol do contestado Kieza no final, o Glorioso derrotou o Madureira por 2 a 1 nesta segunda-feira, no Estádio Nilton Santos, e manteve viva as chances de classificação para as semifinais da Taça Rio, cuja conquista é a único jeito de atingir a fase final do Estadual. O Fogão está em quarto no Grupo B, com 4 pontos.

Contra um adversário que buscava apenas sua primeira vitória no Carioca, o Botafogo teve uma chance claríssima de abrir o placar logo aos 4 minutos, mas Kieza perdeu de cara com o goleiro. Pouco depois, numa falha de marcação da defesa alvinegra, o Madureira saiu na frente: Luciano Naninho enfiou, Bruno chutou, Gatito defendeu e a bola bateu em Marcinho e entrou.

Se já tinha a estratégia de se retrair para sair em velocidade com o placar fechado, o Madureira aumentou a retranca depois do gol. A torcida começou a pegar no pé de Marcinho, vaiado a cada toque na bola. E a pressão foi aumentando. Aos 32, porém, o Botafogo quase empatou. Cícero soltou a bomba em cobrança de falta e acertou o travessão.

Começou o segundo tempo e novamente Kieza teve a chance de marcar, mas hesitou ao receber passe de Luiz Fernando e foi travado pelo goleiro Douglas. O Botafogo estava naquele rame-rame, até que brilhou a estrela do garoto Jonathan: ele recebeu passe de Gustavo Ferrareis e acertou um bonito chute, empatando em 1 a 1 o duelo.

Depois disso, o Botafogo continuou apresentando falta de criatividade e pecando no último terço do campo, não aproveitando a fragilidade do adversário. Até o gol da virada sair de uma dupla que vinha sendo muito criticada, aos 39 minutos: Marcinho cruzou e Kieza cabeceou, a bola foi no travessão, nas costas do goleiro e entrou. Ufa!

Próximos jogos

O Botafogo terá mais três jogos por fazer nessa primeira fase da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. No próximo domingo, o Fogão faz o Clássico Vovô contra o Fluminense, às 19h, no Maracanã. Depois, o Glorioso recebe a Portuguesa no dia 21, no Estádio Nilton Santos, e fecha fora de casa contra o Americano, dia 24.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 MADUREIRA

Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 11/03/2019 – 20h
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
Renda e público: R$ 82.155,00 / 3.344 pagantes / 5.737 presentes
Cartões amarelos: Marcelo Benevenuto (BOT); Marlon, Everton, Pierre e Levi (MAD)
Cartões vermelhos:
Gols: Marcinho (contra) 12’/1°T (0-1), Jonathan 16’/2°T (1-1) e Kieza 39’/2°T (2-1)

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Gustavo Bochecha (João Paulo 30’/2°T), Cícero e Luiz Fernando; Erik, Gustavo Ferrareis (Rodrigo Pimpão 26’/2°T) e Kieza (Igor Cássio 34’/2°T) – Técnico: Zé Ricardo.

MADUREIRA: Douglas; Arlen, Pierre, Júnior Lopes e Rezende; Levi, Rodrigo Dantas, Bruno (Welber 42’/2°T) e Luciano Naninho (Éverton 35’/2°T); Marlon (Derek 19’/2°T) e Cláudio Maradona – Técnico: Gaúcho.

Fonte: Redação FogãoNET