Apesar do péssimo resultado em casa, com a derrota para o Bahia, a rodada não foi tão ruim para o Botafogo. Graças aos resultados, o Glorioso perdeu uma posição, mas manteve quatro pontos de distância para a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Fogão é o 13º, com 35 pontos, à frente de Ceará (que tem um jogo a menos), e Chapecoense, primeiros no Z-4, com 31.

Das equipes que estavam (ou estão) atrás do Botafogo na tabela, só o próprio Bahia e o Sport, vice-lanterna, venceram na rodada, o que acabou beneficiando o Glorioso. Mas, segundo os matemáticos, o panorama piorou – e bem.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, as chances do Botafogo de ser rebaixado dobraram após a rodada: de 9% para 18%. O site FiveThirtyEight, utilizado pela ESPN, também mediu um considerável aumento no risco: de 10% para 17%. Já o Chance de Gol apontou crescimento das chances de 21,8% para 25,6%.

Veja como ficaram as chances (nesta segunda-feira há o encerramento da 30ª rodada com Internacional x Santos, jogo de equipes que não correm risco de serem rebaixadas):

Fonte: Redação FogãoNET