A vitória sobre o Figueirense, no domingo passado, levou o Botafogo a um inédito sétimo lugar neste Campeonato Brasileiro. Mas parar na porta do G-6 não está nos planos da equipe, que enfrenta nesta quarta-feira, às 21h45, o Internacional, na Ilha do Governador. Um triunfo deixará o Alvinegro pela primeira vez na zona de classificação à próxima edição da Libertadores.
Se fizer sua parte, o Botafogo, que tem 44 pontos, colocará pressão sobre os concorrentes diretos, que só entram em campo na quinta-feira. E ambos terão compromissos duros: o Fluminense, quinto colocado, com 46, faz o clássico com o Flamengo. Já o Atlético-PR, em sexto, com 45, visita o Grêmio.
Adversário do Glorioso, o Colorado está no Z-4, porém vem de duas vitórias. Mais um motivo para a equipe ter atenção extra. O objetivo é somar seis pontos nos dois jogos como mandante — o outro, contra o Atlético-MG, será no domingo.
— O Brasileiro é muito equilibrado. Respeitamos o Internacional, independentemente da colocação. Mas em casa temos que fazer o nosso papel — afirmou o lateral-direito Alemão.
O time tem um desfalque em relação à formação que bateu o Figueirense. O volante Bruno Silva recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão. Dudu Cearense é o favorito a completar o trio de volantes com Airton e Rodrigo Lindoso.
Diogo não tem data para voltar
Um dos principais nomes do Botafogo neste Campeonato Brasileiro, Diogo Barbosa está fora de combate por tempo indeterminado. Exames detalhados constataram que a torção no tornozelo direito sofrida pelo lateral-esquerdo na partida contra o Corinthians, há dez dias, acarretou lesões também em três ossos do pé.
Antes da nova bateria de testes, acreditava-se que o jogador já estivesse em fase final de recuperação. Por pouco ele não viajou para enfrentar o Figueirense, no domingo passado. Mas as dores persistiram, e o departamento médico alvinegro reavaliou o problema.
Sem Diogo Barbosa, Victor Luís, que o estava substituindo, continuará na equipe nas próximas rodadas. Assim, o time perde seus dois laterais titulares — Luis Ricardo, que só voltará aos gramados em 2017, deu lugar a Alemão.
O Alvinegro também ficará sem o atacante Canales. O chileno, que há muitos anos convive com lesões, tem agora um grave problema no pé esquerdo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X INTERNACIONAL-RS
Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de outubro de 2016, na quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG)
BOTAFOGO: Sidão; Alemão, Joel Carli, Emerson Santos e Víctor Luís; Aírton, Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense e Camilo; Neilton e Sassá.
Técnico: Jair Ventura
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão, Eduardo e Ceará; Rodrigo Dourado, Anselmo, Valdívia, Alex e Gustavo Ferrareis; Vitinho.
Técnico: Celso Roth