Com o triunfo sobre o Vitória por 4 a 3, o primeiro fora do Rio no Brasileirão, o Botafogo dobrou a vantagem para a zona de rebaixamento ao fim da 26ª rodada. A distância, que era de dois pontos na jornada passada, agora é de quatro.

O Botafogo ganhou três posições na tabela e agora é o 12º colocado, com 32 pontos, quatro à frente da Chapecoense, primeira equipe no temido Z-4. Além disso, os matemáticos viram reduzir drasticamente as chances de queda do Glorioso para a Segunda Divisão.

O site Infobola, do matemático Tristão Garcia, aponta apenas 5% de chances de rebaixamento (uma redução de 13 pontos percentuais em relação à rodada passada). Já o site Chance de Gol coloca o Botafogo com 19,4% de chances (bem abaixo dos 38,2% da rodada anterior).

Já o site americano “FiveThirtyEight”, que faz esse tipo de levantamento para diversas ligas de diversos esportes ao redor do planeta, coloca o Botafogo com apenas 8% de chances de cair. O portal é referência desse tipo de cálculo para o canal ESPN.

Confira as chances:

Fonte: Redação FogãoNET