Vinte e um pontos. Sete vitórias em sete partidas no Estádio Nilton Santos. É disso que o Botafogo precisa para praticamente se garantir na zona de classificação para a próxima edição da Libertadores da América.

De acordo com um grupo de matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que publica estatísticas e probabilidades no site da instituição, equipes com 61 pontos têm 99.694% de chances de se classificar para a Libertadores em 2018. O Alvinegro, hoje, tem 40, e precisa de sete vitórias para alcançar o “número mágico”. Coincidentemente, são sete as partidas em casa que o time terá até o fim do Campeonato Brasileiro. A primeira delas já ocorre contra o Vitória, no domingo.

Após a derrota para o Grêmio nas quartas de final da Libertadores, a classificação para o torneio em 2018 é a grande prioridade do Alvinegro, conforme já afirmaram diversas vezes o técnico Jair Ventura e os jogadores.

Os 100% de aproveitamento em casa são desejáveis, mas não devem ser totalmente necessários. O mesmo site da UFMG indica que 59 pontos dão 96.199% de probabilidade de classificação. Para alcançar esse número, o Alvinegro precisa vencer seis das sete partidas em casa e empatar uma. Mesmo com seis vitórias e uma derrota, as chances continuam excelentes: 89,956%.

Entre os jogos em casa, um será contra o líder Corinthians e outro, um clássico contra o Fluminense.

Veja a lista completa abaixo:

Fonte: Extra Online