Com apoio de mais de 17 mil torcedores, o Botafogo derrotou o Sport por 2 a 1 na noite desta segunda-feira, no Estádio Nilton Santos, e terminou a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro dentro da zona de classificação para a Libertadores, na sexta colocação, com 22 pontos. O Glorioso alcançou sua segunda vitória seguida na competição e encerrou uma sequência de quatro triunfos consecutivos do adversário.

O primeiro tempo começou elétrico. Logo no primeiro minuto, Gilson cobrou falta, Carli escorou para o meio e Rodrigo Lindoso, de cabeça, abriu o placar para o Botafogo. Prenúncio de tranquilidade? Nada… Aos oito, na mesma moeda, o Sport retrucou: após falta lateral, Durval chutou, Jefferson espalmou para frente e Rithely empatou: 1 a 1.

Gol de Rodrigo Lindoso - Botafogo x Sport (FOTO: Vitor Silva/SSPress/BFR)

Jogadores do Botafogo celebram o gol de Lindoso (FOTO: Vitor Silva/SSPress/BFR)

A partir daí, o jogo ficou feio, principalmente depois dos 20 minutos, com muito perde-e-ganha no meio-de-campo. O Sport, entretanto, conseguia ter mais a posse de bola e não deixava o Botafogo usar o contra-ataque, sua principal arma. A equipe pernambucana quase virou aos 29 minutos, com André – Jefferson tirou com os olhos, com a bola passando rente à trave esquerda.

No segundo tempo, o Botafogo foi retomando o controle do jogo aos poucos. E amadurecendo o gol. Aos nove minutos, João Paulo cobrou falta, a bola desviou na barreira e quase matou o goleiro do Sport. Depois, aos 22, João Paulo descolou ótimo cruzamento da direita e Rodrigo Pimpão, de cabeça, parou na ótima defesa de Agenor. Mas, aos 24, a bola entrou: Roger fez ótima jogada no meio, virando sobre dois marcadores e rolando na medida para Guilherme chutar cruzado. Fogão na frente!

O Botafogo quase chegou ao terceiro cinco minutos depois, quando novamente Roger fez boa jogada no pivô e rolou para João Paulo soltar a bomba de canhota e acertar o travessão. Nos minutos finais, o Sport ensaiou uma pressão, o Botafogo se retraiu e segurou o importantíssimo placar de 2 a 1 no Nilton Santos.

Próximos jogos do Botafogo

Após três jogos seguidos no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo terá dois compromissos fora de casa na sequência. Na quinta-feira, o Glorioso visita o Atlético-PR, às 21h, na Arena da Baixada, em Curitiba. Depois, no domingo, será a vez de encarar o lanterninha Atlético-GO, às 19h, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 SPORT

Local: Estádio Nilton Santos
Data-Hora: 17/07/2017 – 20h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)
Renda e público: R$ 381.865,00 / 15.309 pagantes / 17.313 presentes
Cartões amarelos: Rodrigo Pimpão, Leandrinho e Gilson (BOT); Mena, Samuel Xavier e Sander (SPT)
Cartões vermelhos:
Gols: Rodrigo Lindoso 1’/1ºT (1-0), Rithely 8’/1ºT (1-1) e Guilherme 24’/2ºT (2-1)

BOTAFOGO: Jefferson; Arnaldo (Luis Ricardo 16’/1ºT), Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, João Paulo e Marcos Vinicius (Guilherme 18’/2ºT); Rodrigo Pimpão e Roger (Leandrinho 38’/2ºT) – Técnico: Jair Ventura.

SPORT: Agenor; Samuel Xavier, Henríquez, Durval e Sander; Patrick (Thallyson 26’/2ºT), Rithely e Diego Souza; Everton Felipe (Juninho 38’/2ºT), Mena (Reinaldo Lenis – Intervalo) e André – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Fonte: Redação FogãoNET