O que há algumas semanas parecia um objetivo exageradamente ambicioso se tornou realidade: o Botafogo entrou na zona de classificação à Libertadores de 2017. Agora, vê-se diante da missão de sustentar o posto, o que não deverá ser tarefa fácil. Uma análise das oito rodadas restantes do Campeonato Brasileiro mostra que a sequência do Alvinegro é a mais complicada entre os favoritos a terminar no G-6.
Juntos, os futuros oponentes da equipe de Jair Ventura já somaram 366 pontos. Puxa esse número para cima o fato de o Botafogo ainda ter que enfrentar Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, os principais candidatos ao título brasileiro.
Para Atlético-PR e Corinthians, segundo e terceiro na lista por grau de dificuldade (seus adversários somaram 315 e 305 pontos até aqui, respectivamente), resta apenas enfrentar o Rubro-negro.
Já Fluminense (297) e Grêmio (280) não têm pela frente duelos contra os principais postulantes à taça.
— Sempre bati na tecla de permanecer na Série A. Olha como são as coisas: quando nos livramos do rebaixamento, automaticamente entramos no G-6. Fico feliz, mas tenho os pés no chão. Inferno e céu são muito próximos no futebol — diz Jair Ventura, ciente do próximo desafio: — Vai ser difícil, mas vamos dar o máximo para nos mantermos nessa situação.