“Futebol é uma caixinha de surpresas”. Antes da rodada de quarta-feira na Libertadores, Botafogo e Flamengo viviam situações distintas. O Glorioso jogava em casa e precisava apenas de uma vitória contra o Unión Española para assegurar a vaga nas oitavas e o primeiro lugar do grupo 2. Já o Rubro-Negro vivia o drama de não poder perder para o Emelec, no Equador, ou então daria adeus a competição sul-americana. No entanto, os papéis se invertaram. O alvinegro, apesar de atuar no Maracanã, saiu derrotado por 1 a 0. Já o clube da Gávea, mesmo jogando fora de seus domínios, conseguiu um triunfo por 2 a 1.

Botafogo decepcionou e foi derrotado em casa pelo Unión Española

Foto:  André Mourão / Agência O Dia

Agora, o Flamengo vê uma panorama menos incômodo para ir a próxima fase da Libertadores. O time pega o Léon, em casa, na última rodada e precisa de uma vitória simples para conseguir a classificação. Já o Botafogo tem uma pedreira pela frente. Vai a Argentina precisando do triunfo sobre o San Lorenzo para não depender de outros resultados. Caso fique na igualdade no placar, o Glorioso necessita torcer para o Independiente Del Valle não ganhar do Unión Española, no Chile, por dois ou mais gols de diferença.

Apesar de ter um cenário mais complicado, o Alvinegro ainda possui 50% de possibilidades de chegar às oitavas de final. O Flamengo tem 47%. Os números são de acordo com o site InfoBola, do matemático Tristão Gracia. A certeza é que os dois clubes cariocas precisarão suar a camisa para continuarem vivos na competição mais importante do primeiro semestre.

Flamengo se superou e venceu o Emelec

Foto:  Divulgação

Confira as chances de Flamengo e Botafogo na Libertadores:

Grupo 2 Pontos Chances
1º Unión Española 10 Classificado
2º Botafogo 7 50%
3º Independiente Del Valle 5 13%
4º San Lorenzo 5 37%

 

Grupo 7 Pontos Chances
Bolívar 8 73%
León 7 53%
Flamengo 7 47%
Emelec 6 27%
Fonte: O Dia Online