Botafogo tem melhor início de Brasileirão desde 2007

Compartilhe:

Além de dar ao Botafogo a possibilidade de dormir como líder do Brasileiro no sábado, a vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta fez com que o Alvinegro atingisse os 10 pontos e o aproveitamento de 67% nas cinco primeiras rodadas da competição. Na era dos pontos corridos, a largada só não é melhor que a de 2007, quando o time fechou a quinta jornada com 73% dos pontos disputados.

Na ocasião, o Botafogo teve início arrasador no Brasileiro. Comandado por Cuca, o Alvinegro contava com o brilho de Dodô, Zé Roberto e Juninho, entre outros, e chegou liderar o campeonato por nove rodadas consecutivas, entre a 8ª e a 16ª jornadas. O campeonato, no entanto, foi conquistado pelo São Paulo de Muricy Ramalho.

A campanha neste início de Brasileiro supera em 1 ponto os anos de 2012 e 2005. O último poderia ter sido o melhor do Alvinegro na era dos pontos corridos, mas a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco na terceira rodada foi anulada por ter sido envolvido no escândalo de manipulação de resultados pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho. Na partida remarcada, o Alvinegro foi derrotado pelo rival. Se a alteração não tivesse acontecido, o time teria feito 12 pontos no período.

Já a pior largada do Botafogo no Brasileiro aconteceu em 2009. Com apenas 3 pontos em 15 disputados, o time teve 33% de aproveitamento na competição. Na ocasião, o Alvinegro lutou até a última rodada para evitar o rebaixamento.

O Botafogo conseguiu o bom início nesta edição do Brasileiro mesmo com as dificuldades geradas pelo fechamento do Engenhão para reparos em sua cobertura. Além do prejuízo técnico por estar sua casa, o time tem tido problemas para manter os salários em dia sem as rendas geradas pelo estádio. Atualmente, o clube deve um mês de remuneração aos seus atletas.

O bom começo dá tranquilidade ao Botafogo para a pausa que o futebol brasileiro terá durante a Copa das Confederações. Mesmo que não termine esta primeira parte do nacional na liderança, o Alvinegro estará entre os primeiros colocados da competição, algo sempre almejado.

Fonte: UOL

Comentários