Com a quarta colocação do Botafogo no Campeonato Brasileiro, após a vitória sobre o Criciúma, neste domingo (8), no Maracanã, o Boavista herdou a última vaga do Rio de Janeiro na Copa do Brasil da próxima temporada, por ter sido o sexto colocado no Campeonato Carioca deste ano.

Caso a Ponte Preta (SP) seja campeã da Copa Sul-Americana, irá disputar a edição do ano seguinte, abrindo uma vaga para o melhor colocado no Brasileirão, assim como aconteceu com o Vasco, em 2012. Com isso, independente do resultado de quarta-feira (11), o Botafogo está garantido nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, abrindo mais uma vaga para o Rio de Janeiro.

Além do Verdão de Saquarema, estão garantidos nas fases iniciais da competição nacional: Vasco da Gama, Fluminense, Resende e Duque de Caxias. Entrarão nas oitavas-de-final, Flamengo, por disputar a Copa Libertadores, e o Botafogo, que também pode disputar, caso a Ponte Preta seja vice-campeã.

A única participação do Boavista na Copa do Brasil foi no ano de 2011, quando foi eliminado pelo América (MG), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, interior de Minas Gerais, após empate em 0 a 0 em São Januário e derrota, na casa do adversário, por 2 a 1. O Verdão de Saquarema é atual vice-campeão da Copa Rio, após perder a final para o Duque de Caxias, no último dia 23.

No Campeonato Carioca de 2014, o Boavista encara o Vasco da Gama, na primeira rodada da competição, no dia 18 ou 19 de janeiro, no Estádio de São Januário, na capital fluminense.

Fonte: FutRio