Na prévia de duelos importantíssimos pela Copa do Brasil, o Botafogo foi derrotado pelo Vasco por 3 a 2 neste domingo, no Estádio Nilton Santos, e terminou a rodada do Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento. O Glorioso manteve-se com 9 pontos, na 17ª colocação, mas ainda tem um jogo a menos.
O primeiro tempo foi bastante movimentado e equilibrado. O Botafogo começou assustando mais, com Caio Alexandre chutando e sendo bloqueado por Yago Pikachu. Depois, o Vasco respondeu: Thalles Magno chegou a balançar a rede após chutaço de Pikachu, mas o gol foi invalidado com ajuda do VAR – havia impedimento.
O Fogão foi lá, Victor Luis acertou um chutaço e Fernando Miguel salvou o Vasco. Os visitantes, porém, aproveitaram-se de uma falha generalizada do sistema defensivo. Kevin e Marcelo Benevenuto erraram feio em sequência, e Ribamar (criado na base do Botafogo) abriu o placar aos 34 minutos, fazendo valer a famosa Lei do Ex: 1 a 0.
Paulo Autuori fez duas mudanças no fim do primeiro tempo e colocou Kalou no intervalo, o Botafogo melhorou e conseguiu empatar logo no começo da etapa final. Matheus Babi acertou um bonito chute de fora da área e o goleiro do Vasco só olhou: 1 a 1.
Apesar de melhor no jogo, o Botafogo acabou sofrendo dois golpes em sequência. Aos 25 minutos, Benítez levantou na área, Cano cabeceou, Diego Cavalieri salvou e o atacante argentino aproveitou o rebote para recolocar o Vasco em vantagem: 2 a 1. Nem deu tempo para reagir e, no minuto seguinte, Ygor Catatau acertou um bonito chute de esquerda e fez 3 a 1.
O Botafogo tentou a reação. Após um bate-e-volta para se formar na França, Kalou fez fila pela esquerda, chegou até a linha de fundo e rolou para Matheus Babi fazer seu segundo na partida e diminuir o prejuízo alvinegro para 3 a 2. Aos 42, um lance inacreditável: Matheus Babi cabeceou na trave e, no rebote, Fernando Miguel fez uma defesa milagrosa na finalização do centroavante alvinegro. Quase deu para empatar.
Próximos jogos
Botafogo e Vasco voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 19h, novamente no Estádio Nilton Santos, mas pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil. O próximo compromisso do Glorioso no Campeonato Brasileiro também será em casa, domingo que vem, diante do Santos. Depois, dia 23, tem o jogo de volta contra o Vasco em São Januário.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 3 VASCO
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 13/9/2020 – 20h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Renda e público: Portões fechados
Cartões amarelos: Rafael Forster, Kevin e Paulo Autuori (BOT); Benítez e Fellipe Bastos (VAS)
Cartões vermelhos: –
Gols: Ribamar 34’/1ºT (0-1), Matheus Babi 3’/2ºT (1-1), Cano 25’/2ºT (1-2), Ygor Catatau 26’/2ºT (1-3) e Matheus Babi 37’/2ºT (2-3)
BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Marcelo Benevenuto (Kalou – Intervalo), Rafael Forster e Kanu; Kevin (Barrandeguy 12’/2ºT), Caio Alexandre (Luiz Otávio 42’/1ºT), Honda (Rentería 42’/1ºT), Bruno Nazário e Victor Luis; Rhuan (Pedro Raul 12’/2ºT)) e Matheus Babi – Técnico: Paulo Autuori.
VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Ricardo Graça (Miranda 6’/2ºT), Leandro Castan e Henrique; Fellipe Bastos, Marcos Jr. e Benítez (Neto Borges 41’/2ºT); Talles Magno (Bruno César 41’/2ºT), Ribamar (Ygor Catatau 12’/2ºT) e Cano – Técnico: Ramon Menezes.