O Botafogo saiu na frente do Vasco por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com gol do artilheiro Matheus Babi no segundo tempo, o Glorioso venceu o Cruz-Maltino por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, e pode até empatar o jogo de volta, quarta que vem em São Januário, para avançar de fase.
O Botafogo começou o jogo ligado, entrando nas divididas e tomando a iniciativa do jogo. Entretanto, não conseguiu produzir nenhum lance de perigo no primeiro tempo, devido às escolhas erradas na hora de criar as jogadas. O Vasco, por sua vez, assustou aos 17 minutos: Benítez lançou, Cano surgiu livre e chutou para grande defesa de Gatito Fernández.
O jogo seguia em ritmo lento no segundo tempo, mas empolgou após os 15 minutos. Numa boa jogada construída, Caio Alexandre rolou e Bruno Nazário obrigou Fernando Miguel a fazer boa defesa. O Vasco respondeu logo na sequência, com um chute de muito longe de Marcos Junior que atingiu a trave de Gatito.
Mas o Botafogo conseguiu sair na frente aos 22 minutos. Honda iniciou a jogada com Bruno Nazário, o camisa 10 cruzou da direita e Matheus Babi subiu no terceiro andar de cabeça e colocou a bola lá dentro, não sem antes Fernando Miguel tocar nela: 1 a 0 para o Glorioso e mais uma vez dancinha com Kalou.
Depois, o jogo ficou nervoso e o Botafogo tratou de fazer o relógio andar, preocupado com jogadores em campo sentindo o desgaste – Honda chegou a cair com câimbras, mas não havia mais como substituí-lo. Porém, desta vez, o Glorioso se segurou bem e não permitiu o empate, como em outras ocasiões recentes. E ainda teve chance de fazer o segundo no finalzinho, com Kalou, mas Fernando Miguel pegou.
Próximos jogos
O jogo de volta contra o Vasco valendo vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil está marcado para a próxima quarta-feira, às 21h30, em São Januário. Antes, porém, o Botafogo tem compromisso pelo Campeonato Brasileiro: no domingo, o Glorioso recebe o Santos, às 18h15, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 VASCO
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 17/9/2020 – 19h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Renda e público: Portões fechados
Cartões amarelos: Matheus Babi e Honda (BOT); Talles Magno (VAS)
Cartões vermelhos: –
Gols: Matheus Babi 22’/2ºT (1-0)
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Marcelo Benevenuto, Rafael Forster e Kanu; Kevin (Fernando 37’/2ºT), Caio Alexandre (Rentería 23’/2ºT), Honda, Bruno Nazário (Rhuan 26’/2ºT) e Victor Luis; Kalou e Matheus Babi – Técnico: Paulo Autuori.
VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Miranda, Leandro Castán e Henrique; Fellipe Bastos (Bruno Gomes 17’/2ºT), Marcos Junior e Benítez (Bruno César 39’/2ºT); Ygor Catatau (Gabriel Pec 39’/2ºT), Talles Magno e Cano (Ribamar 17’/2ºT) – Técnico: Ramon Menezes.