O Botafogo vai disputar a Copa Libertadores da América em 2017! Após cinco rodadas sem vencer, o Glorioso superou os reservas do Grêmio por 1 a 0 neste domingo, em Porto Alegre, e encerrou o Campeonato Brasileiro na quinta colocação, com 59 pontos, graças também ao empate do Atlético-PR com o Flamengo em Curitiba.

Bruno Silva marcou o gol do Alvinegro, aos 16 minutos, numa bela finalização de perna esquerda. Superior durante todo o primeiro tempo contra uma equipe sem ambições e em clima de festa pelo título da Copa do Brasil, o Glorioso viu a situação se complicar depois da expulsão de Airton, no finalzinho da etapa inicial. Ele e Sassá trocaram empurrões, receberam amarelo e, como o volante já tinha sido advertido antes por retardar o jogo, foi excluído da partida.

Bruno Silva fez o gol da vitória do Botafogo em Porto Alegre (FOTO: AGIF)Bruno Silva fez o gol da vitória do Botafogo em Porto Alegre (FOTO: AGIF)

Com um a menos em campo, o Botafogo suportou bem a pressão do Grêmio na etapa final e ainda acertou o travessão, em cobrança de falta de Camilo. A vitória nem seria necessária, já que o Corinthians, adversário direto na luta por uma vaga na Libertadores, perdeu para o Cruzeiro em Belo Horizonte por 3 a 2. Pela quinta colocação, o Glorioso recebe de quebra um prêmio de R$ 3,85 milhões.

A conquista da vaga na Libertadores coroa também a reação do Botafogo de Jair Ventura na segunda metade do Campeonato. Antes candidato ao rebaixamento, o Glorioso fez uma campanha incrível e terminou com a melhor defesa do segundo turno, com apenas nove gols sofridos em 19 jogos. O Fogão vai disputar a fase preliminar da Libertadores, que terá dois confrontos mata-mata antes da fase de grupos. O sorteio está marcado para o próximo dia 21.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 1 BOTAFOGO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data-Hora: 11/12/2016 – 17h
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (FIFA/BA) e José Carlos Oliveira dos Santos (BA)
Renda e público: R$ 355.874,00 / 14.101 pagantes / 15.634 presentes
Cartões amarelos: Negueba e Jailson (GRE); Emerson Silva, Airton e Sassá (BOT)
Cartões vermelhos: Airton 47’/1ºT (BOT)
Gols: Bruno Silva 16’/1ºT (0-1)

GRÊMIO: Léo; Wallace Oliveira, Rafael Thyere, Kannemann e Iago; Jailson, Kaio (Arthur 8’/2ºT) e Everton; Negueba (Guilherme 14’/2ºT), Miller Bolaños e Henrique Almeida (Batista 21’/2ºT) – Técnico: James Freitas.

BOTAFOGO: Sidão; Alemão (Emerson 36’/2ºT), Emerson Silva, Carli e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, Diogo Barbosa e Camilo (Pachu 32’/2ºT); Rodrigo Pimpão e Sassá (Rodrigo Lindoso – Intervalo) – Técnico: Jair Ventura.

Fonte: Redação FogãoNET