Os oito classificados para a Taça Guanabara e a ordem do octogonal que apontará os semifinalistas do Campeonato Carioca só serão conhecidos após a última rodada da primeira fase neste domingo, mas um acordo entre dois clubes grandes e a Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) — com autorização do presidente Rubens Lopes, o Rubinho — pretende trazer para o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, mais um clássico do Estadual. Depois de abrigar a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 x 1 no último dia 21 de fevereiro, a tendência é que o Clássico Vovô seja disputado na capital do país. A data depende da combinação de resultados deste domingo.

Botafogo e Fluminense combinaram que, independentemente de quem seja o mandante do clássico válido pela Taça Guanabara, o jogo será no Mané Garrincha. Na primeira fase, os dois times se enfrentaram em Cariacica, no Espírito Santo. Se o Botafogo confirmar o primeiro lugar do Grupo B neste domingo e o Fluminense a terceira posição do A, o clássico vai ser no próximo fim de semana, provavelmente no domingo. Caso o tricolor seja o quarto colocado de sua chave, a partida passaria para 9 ou 10 de abril. Em 2014, Botafogo e Fluminense se enfrentaram no Mané Garrincha, mas pelo Campeonato Brasileiro, com vitória alvinegra sobre o tricolor das Laranjeiras.

Uma outra hipóteses, mais remota, é o Botafogo avançar à Taça Guanabara em segundo lugar. Neste caso, o clássico poderia ser em 19 ou 20 de março ou em 17 de abril. Especulações à parte, o fato é que há um acordo entre Fluminense, Botafogo e a Ferj para que o clássico seja, mesmo, no Mané Garrincha. O dia e a hora o torcedor vai saber hoje, a partir das 16h.

Um outro clássico promete pano para as mangas. A tendência é que o Flamengo termine a primeira fase como segundo colocado do Grupo B. Neste caso, o rubro-negro seria o mandante do Clássico dos Milhões válido pela quarta rodada da Taça Guanabara. O time da Gávea tem a intenção de mandar a partida fora do Rio, no Mané Garrincha, mas o presidente cruz-maltino, Eurico Miranda, já disse que se recusa a disputar partidas do Carioca fora do Rio. Caso o Flamengo seja o primeiro do B, o mandante do clássico vai ser o Vasco na terceira rodada. Neste caso, com 100% de certeza, o duelo vai ser em São Januário.

Vale lembrar que a caça de Botafogo, Flamengo e Fluminense a estádios para seus clássicos na Taça Guanabara se dá porque o Maracanã e o Engenhão estão entregues aos comitês Olímpico e Organizados Jogos do Rio-2016. Outras duas cidades são vistas como opções: Juiz de Fora, cidade mineira vizinha ao Rio; e Cariacica, no Espírito Santo.

Atualização às 18h09: A tendência é que Fluminense x Botafogo seja no Mané Garrincha. Confira a tabela abaixo

Tabela da Taça Guanabara (segunda fase do Carioca)
De acordo com a classificação da primeira fase e regulamento da Ferj

» Primeira rodada
A2 x B3 – Boavista x Volta Redonda
B2 x B4 – Flamengo x Madureira
A1 x A4 – Vasco x Bangu
A3 x B1 – Fluminense x Botafogo

» Segunda rodada
B3 x A4 – Volta Redonda x Bangu
B2 x A3 – Flamengo x Fluminense
A2 x A1 – Boavista x Vasco
B1 x B4 – Botafogo x Madureira

» Terceira rodada
B4 x A4 – Madureira x Bangu
A3 x A2 – Fluminense x Boavista
B3 x B2 – Volta Redonda x Flamengo
A1 x B1 – Vasco x Botafogo

» Quarta rodada
A2 x B4 – Boavista x Madureira
A4 x A3 – Bangu x Fluminense
B1 x B3 – Botafogo x Volta Redonda
B2 x A1 – Flamengo x Vasco

» Quinta rodada
B1 x B2 – Botafogo x Flamengo
B4 x A3 – Madureira x Fluminense
A4 x A2 – Bangu x Boavista
A1 x B3 – Vasco x Volta Redonda

» Sexta rodada
B2 x A2 – Flamengo x Boavista
A1 x B4 – Vasco x Madureira
A4 x A2 – Volta Redonda x Fluminense
B1 x A4 – Botafogo x Bangu

» Sétima rodada
A2 x B1 – Boavista x Botafogo
A3 x A1 – Fluminense x Vasco
B4 x B3 – Madureira x Volta Redonda
A4 x B2 – Bangu x Flamengo

Fonte: Blog Drible de Corpo - Correio Braziliense