Classificado como primeiro colocado do Grupo 1 da Copa Libertadores, o Botafogo só conhecerá seu adversário nas oitavas de final no dia 14 de junho, quando haverá o sorteio na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Mas uma tese que circula na internet indicaria o caminho alvinegro até uma eventual decisão.

De acordo com o site da Fox Sports, canal que detém os direitos de transmissão da competição em toda a América do Sul, “é provável” que o ordenamento dos confrontos das oitavas de final seja definindo segundo o desempenho de cada equipe na fase de grupos. Assim, a Chave A seria disputada entre o Atlético-MG, dono da melhor campanha, e seu adversário a ser definido por sorteio. Nas quartas, o vencedor da A encara o vencedor do H, com B x G, C x F e D x E.

Jogadores do Lanús celebram a vitória sobre o Zulia

Lanús pode ser o adversário do Botafogo nas quartas, caso ambos avancem (FOTO: Conmebol)

Respeitando esse critério, o Botafogo encararia o Lanús, da Argentina, numa eventual quartas de final, caso os dois passem pelos seus rivais nas oitavas. Nas semifinais, o Glorioso encararia Grêmio ou Santos (ou os adversários que os eliminarem).

River Plate, Palmeiras, Atlético-MG e San Lorenzo só cruzariam com o Botafogo numa eventual decisão.

Regulamento das quartas de final da Copa Libertadores

Regulamento da Libertadores não deixa claro como serão definidas as chaves A a H

No regulamento da Copa Libertadores, esse critério não aparece, mas o próprio documento oficial também não deixa claro como serão divididas as chaves de A a H das oitavas de final. Ou seja, não é possível saber se será também por sorteio ou se seguindo a ordem da classificação na primeira fase, como acredita a Fox Sports.

Considerando que os líderes de grupo se classifiquem nas oitavas de final, os confrontos ficariam assim:

QUARTAS DE FINAL
Atlético-MG x San Lorenzo
Lanús x Botafogo
Grêmio x Santos
River Plate x Palmeiras

SEMIFINAIS
Atlético-MG/San Lorenzo x River Plate/Palmeiras
Lanús/Botafogo x Grêmio/Santos

FINAL
Atlético-MG/San Lorenzo/River Plate/Palmeiras x Lanús/Botafogo/Grêmio/Santos

Fonte: Redação FogãoNET