Foi sem brilho, na raça, na camisa, que o Botafogo avançou à segunda fase da Copa do Brasil. Em partida tensa, o Glorioso segurou o empate em 1 a 1 com o Caxias nesta quarta-feira, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, e garantiu seu lugar na próxima etapa, onde enfrentará Toledo (PR) ou Náutico (PE). Um sentimento de alívio tomou conta do torcedor botafoguense.

Banner da loja do FogãoNET para faixa japonesa

O Botafogo levou um sufoco do Caxias no primeiro tempo. Com a equipe da casa precisando vencer por conta do regulamento, o Glorioso passou a maior parte da etapa inicial se defendendo. Só que, na bola parada, conseguiu sair na frente. Aos 14 minutos, após escanteio da direita, Carli desviou no primeiro pau e o artilheiro Pedro Raul cabeceou para fazer 1 a 0 para o Fogão.

Porém, quatro minutos apenas depois, o Caxias conseguiu o empate, num chutaço de fora da área de Carlos Alberto. A partida continuou com o domínio do Caxias, e Gatito salvou ao impedir o gol de Vinícius Baiano, aos 34. No final, o Glorioso teve duas chances de marcar. Na primeira, Guilherme Santos se atrapalhou no contra-ataque. E, aos 44, Marcelo Pitol salvou após toque de cabeça de Pedro Raul.

Na etapa final, o Botafogo começou melhor, mais agressivo e equilibrou as ações. Só que, com o decorrer do jogo, o Caxias foi se assanhando e o Botafogo tratou de cozinhar – quando não conseguiu, se defendeu como pôde – Da Silva perdeu a chance de decretar a vitória grená nos acréscimos. Como o regulamento dava a vantagem do empate ao visitante, o Glorioso segurou o 1 a 1 e se garantiu na segunda fase, afastando o fantasma da eliminação precoce.

Próximos jogos

Classificado, o Botafogo vai enfrentar na próxima fase da Copa do Brasil o vencedor do duelo Toledo x Náutico, que ocorre na próxima quarta-feira, no Paraná – os jogos da segunda fase ocorrem nos dias 19, 26 de fevereiro ou 4 de março, novamente em partida única e fora de casa. Pelo Carioca, ainda com chances de avançar às semifinais da Taça Guanabara, o Glorioso encara o Fluminense, domingo, às 16h, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
CAXIAS 1 X 1 BOTAFOGO

Estádio: Centenário
Data-Hora: 05/02/2020 – 21h30
Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Renda e público:
Cartões amarelos: Vinícius Baiano, Bruno Ré, Marcelo Pitol, Gilmar e Carlos Alberto (CAX); Pedro Raul (BOT)
Cartões vermelhos:
Gols: Pedro Raul 14’/1°T (0-1) e Carlos Alberto 18’/1°T (1-1)

CAXIAS: Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Bruno Ré; Yuri (Da Silva 43’/2ºT), Carlos Alberto e Diogo Oliveira; Vinicius Baiano (Bruninho 28’/2ºT), Gilmar e Juninho Potiguar (Léo Tilica 15’/2°T) – Técnico: Jeferson Ribeiro.

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Fernando, Carli, Marcelo Benevenuto e Guilherme Santos (Danilo Barcelos 19’/2°T); Cícero, Thiaguinho, Alex Santana e Bruno Nazário (Rafael Navarro 44’/2ºT); Luis Henrique (Kanu 50’/2ºT) e Pedro Raul – Técnico: Alberto Valentim.

Fonte: Redação FogãoNET