Chance de título cai para 2%. De Libertadores é de 77%

Compartilhe:

Um time que se recusa a perder há um mês e meio começa a colher os frutos de uma invencibilidade de dez jogos: após a vitória por 2 a 1 sobre o Internacional em Novo Hamburgo, o Cruzeiro abriu 11 pontos de vantagem para o seu concorrente mais próximo, que é o Grêmio, e já tem 94% de chances de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, segundo cálculos do matemático Oswald de Souza. Além disso, com 14 rodadas de antecedência, a Raposa praticamente assegurou uma vaga na Taça Libertadores de 2014. De acordo com o especialista, a chance matemática da classificação celeste não acontecer é insignificante.

– Considero que é matematicamente desprezível a chance do Cruzeiro não se classificar para a Libertadores – explicou o matemático.

chances clubes rodada 24 (Foto: arte esporte)

Os concorrentes do Cruzeiro na disputa pelo troféu ficaram restritos ao G-4, mas as chances de Grêmio, Botafogo e Atlético-PR assumirem a liderança são mínimas: 3%, 2% e 1%, respectivamente. Se os números não são nada agradáveis para o trio pelo posto de campeão, a matemática se mostra a favor quando o assunto é a sonhada vaga na Libertadores. Com o triunfo por 1 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, o Tricolor gaúcho assumiu a vice-liderança e tem 78% de chances de disputar o torneio sul-americano na próxima temporada. Já o Alvinegro carioca e o Rubro-Negro paranaense, apesar das derrotas em casa na rodada – 1 a 0 para a Ponte Preta, no Maracanã ,e 5 a 3 para o Vitória no Durival de Britto -, ainda estão bem na fita e têm 77% e 69% de também representarem o Brasil na competição. Mas pelo campeonato embolado, até mesmo o São Paulo, 16º colocado com 14 pontos de distância para o G-4, ainda pode sonhar com uma das vagas. O Atlético-MG, atual campeão continental, já tem presença confirmada.

Guia contra a degola:

A briga para fugir da zona de rebaixamento também não se restringe à parte debaixo da tabela. Do lanterna Náutico ao Atlético-MG, quinto colocado, todos estão ameaçados. Mas uma das quatro vagas para a Série B praticamente já tem dono: mesmo com a vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba na Arena Pernambuco, o Timbu se vê a 14 pontos do primeiro time fora do Z-4 e tem 99% de chances de cair para a Segundona. A Ponte Preta minimizou a crise com o triunfo por 2 a 1 sobre o Botafogo no Rio de Janeiro, só que ainda se vê 67% ameaçada. Mesma porcentagem do Criciúma, goleado por 4 a 1 pelo Flamengo no Maracanã e com um jogo a mais do que todos os outros. A situação do Vasco, que empatou por 0 a 0 com o Bahia na Fonte Nova, também é delicada: há seis jogos sem vencer, o time se vê com 59% de riscos de degola.



Fonte: Globoesporte.com
Comentários