A sequência de quatro vitórias seguidas deu ao torcedor do Botafogo a expectativa de sonhar com coisas maiores no Campeonato Brasileiro. Mas, segundo os matemáticos, não há motivo para empolgação: as chances de o Glorioso conseguir uma vaga na Libertadores de 2019 são bem pequenas.

A seis pontos do sexto colocado, Atlético-MG, faltando apenas três rodadas, o Botafogo teria de vencer todos os jogos que restam e torcer para que o Galo faça no máximo dois pontos. E ainda torcer pelo título do Atlético-PR na Sul-Americana, ou para que o Furacão faça menos de seis pontos no Brasileiro.

Para o grupo de estudos do Departamento de Matemática da UFMG, as chances do Botafogo conseguir a vaga para a Libertadores são de 1,7%. Por sua vez, o site Chance de Gol vê esse índice em 1,3%. Os índices têm diferença: o segundo calcula com base em todas as probabilidades de classificação (ou seja, com G-6, G-7 ou G-8, dependendo do título do Furacão e da campanha do Cruzeiro, já classificado por ter sido o campeão da Copa do Brasil, ou através de título da Sul-Americana para os casos de Fluminense e Atlético-PR).

Para disputar a Copa Sul-Americana no ano que vem, a tarefa parece estar sacramentada: ambos os sites dão ao Botafogo 98,3% de chances. Veja:

Fonte: Redação FogãoNET