As chances de o Botafogo conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2017 caíram de 86% para 67% a duas rodadas do encerramento do Campeonato Brasileiro, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, do site Infobola.

Após perder para o Palmeiras no domingo, o Botafogo foi ultrapassado pelo Atlético-PR (que venceu o Sport) e caiu para a sexta posição. Além disso, Corinthians (sobre o Internacional), Grêmio (diante do América-MG) e Chapecoense (contra o São Paulo) venceram seus jogos.

A vantagem do Botafogo no G-6 agora é de apenas um ponto. No entanto, a próxima rodada reserva um confronto direto entre Corinthians (54 pontos) e Atlético-PR (55), no Itaquerão. Já o Botafogo recebe a Ponte Preta na Ilha.

Outro detalhe também importante é que o Grêmio vai disputar, a partir desta quarta-feira, o título da Copa do Brasil contra o Atlético-MG. Como o Galo já está garantido na Copa Libertadores via Brasileirão, o Botafogo se classificaria para o torneio sul-americano mesmo se o Grêmio terminar na sua frente – na última rodada, haverá Grêmio x Botafogo em Porto Alegre.

Veja como ficaram as chances de G-6:

1) Palmeiras (74 pontos) – 100%
2) Santos (68 pontos) – 100%
3) Flamengo (67 pontos) – 100%
4) Atlético-MG (62 pontos) – 100%
5) Atlético-PR (55 pontos) – 68%
6) BOTAFOGO (55 pontos) – 67%
7) Corinthians (54 pontos) – 41%
8) Grêmio (53 pontos) – 20%
9) Chapecoense (52 pontos) – 4%

Jogos que restam:

ATLÉTICO-PR: Corinthians (f) e Flamengo (c)
BOTAFOGO: Ponte Preta (c) e Grêmio (f)
CORINTHIANS: Atlético-PR (c) e Cruzeiro (f)
GRÊMIO: Santa Cruz (f) e Botafogo (c)
CHAPECOENSE: Palmeiras (f) e Atlético-MG (c)

Fonte: Redação FogãoNET