Oito clubes disputando quatro vagas nas finais, a redução do número de pequenos, muitos deles sem qualificação técnica, seis clássicos em sete rodadas. É como se o Campeonato Estadual começasse pra valer em sua segunda fase, a Taça Guanabara, aparentemente capaz de resgatar um certo nível de interesse para uma competição que, envolvida em crise política e sem seus principais estádios, tem marcas de público muito ruins até aqui: a média é de pouco mais de 3 mil pessoas.

Fluminense e Botafogo farão o clássico da primeira rodada, no fim de semana. Nesta segunda-feira, a Federação de Futebol do Rio (Ferj) anuncia quais jogos serão no sábado e quais acontecerão no domingo. Completando a primeira rodada, o Flamengo vai enfrentar o Madureira, o Vasco vai receber o Bangu e o Boavista jogará contra o Volta Redonda. A segunda rodada também terá clássico, entre Flamengo e Fluminense.

Não haverá partidas no meio da semana. Em tese, a medida elimina o problema da coincidência de datas com a Primeira Liga. Na quarta-feira, o Flamengo joga com o Figueirense, em Brasília. Na quinta, o Fluminense enfrenta o Criciúma e o local do jogo deve ser definido hoje. Os clubes confirmam os jogos, ainda que não exista, até o momento, um comunicado oficial da Federação alterando a decisão inicial de não autorizar a realização dos jogos da Rio-Sul-Minas.

Mais adiante, um problema mais sério pode ocorrer. O Flamengo está perto da vaga para a semifinal da Primeira Liga. Se for finalista, estará diante de novo embate com a Ferj. A decisão do torneio está prevista para 31 de março, uma das duas datas da quarta rodada da Taça Guanabara, marcada para os dias 30 e 31. Será a rodada em que o Flamengo enfrentará o Vasco, rival em campo e na política. Dificilmente o rubro-negro teria autorização da federação para jogar a decisão da liga nesta data.

Na Taça Guanabara, a pontuação será zerada. Ou seja, a colocação na fase inicial não servirá, por exemplo, para critério de desempate. Serviu apenas para definição da ordem dos jogos e confecção da tabela. Quem somar mais pontos nesta fase será campeão da Taça Guanabara. Os quatro primeiros colocados estarão classificados para a semifinal do Estadual.

Primeira rodada da Taça Guanabara (12 e 13/03):

Boavista x Volta Redonda

Flamengo x Madureira

Vasco x Bangu

Fluminense x Botafogo

Fonte: O Globo Online