Corinthians, Grêmio e Santos – e também o Botafogo na Série B – já sabem em quais jogos não poderão contar com suas principais estrelas em campo. Os quatro foram os únicos times brasileiros que tiveram jogadores convocados para a seleção e serão desfalcados por mais de um quinto da disputa do Brasileirão.

O mais prejudicado talvez tenha sido o Santos. O time da Vila Belmiro não poderá contar com Robinho em dois clássicos, diante do Corinthians e do São Paulo. O Corinthians, claro, perde Elias contra o Santos e ainda pode não tê-lo diante do Palmeiras. A expectativa, porém, é de que haja uma liberação da CBF para que o jogador se apresente depois do clássico.

Os desfalques, claro, dependem de algumas condições. A primeira delas é justamente quanto à data de apresentação. A CBF marcou para o dia 29 de maio, uma sexta-feira. No final de semana há rodada no Brasileirão, inclusive com o clássico Corinthians x Palmeiras. A expectativa é de que os times peçam um adiamento na hora de ceder os atletas.

Depois, depende também de até onde o Brasil vai chegar na Copa América. Se for eliminado na primeira fase, a seleção devolve os atletas no dia 21 de junho – os desfalques seriam por quatro ou cinco rodadas. Se cair nas quartas, devolve até o dia 27 de junho – e desfalca os times por cinco ou seis jogos. Se chegar ao menos até a semifinal, desfalca os time até 4 de julho – deixa baixas nas equipe por sete ou oito partidas.

Ainda vale a lembrança que muitos outros times podem ser desfalcados pela Copa América assim que sair as listas de outras seleções. O próprio Corinthians pode ceder ainda Guerrero ao Peru. A Colômbia pode tirar Armero do Flamengo. O Uruguai pode causar baixas no Vasco (Martín Silva), Cruzeiro (De Arrascaeta) e Grêmio (Crístian Rodríguez). O Chile também deve castigar Internacional (Aránguiz), o mesmo Cruzeiro (Mena) e Palmeiras (Valdivia). O Flamengo ainda deve ceder Victor Cáceres para o Paraguai, e o Grêmio provavelmente verá Erazo no Equador.

E isso se outras surpresas, como os colombianos Mendoza, Valencia e Cárdenas e o chileno Seymour, não pintarem nas listas de convocados.

VEJA QUAIS JOGOS A SELEÇÃO BRASILEIRA VAI DESFALCAR:

  • Jefferson (Botafogo)
    30/05 – Botafogo x VItória
    02/06 – Paraná x Botafogo
    05/06 – Botafogo x Mogi Mirim
    09/06 – Oeste x Botafogo
    19/06 – Botafogo x Boa Esporte
    27/06 – Macaé x Botafogo
    03/07 – Botafogo x Sampaio Corrêa

 

  • Marcelo Grohe (Grêmio)
    31/05 – Goiás x Grêmio
    03/06 – Grêmio x Corinthians
    06/06 – São Paulo x Grêmio
    14/06 – Grêmio x Atlético-PR
    20/06 – Grêmio x Palmeiras
    27/06 – Avaí x Grêmio
    01/07 – Grêmio x Cruzeiro
    05/07 – Santos x Grêmio*

 

  • Elias (Corinthians)
    31/05 – Corinthians x Palmeiras
    03/06 – Grêmio x Corinthians
    06/06 – Joinville x Corinthians
    13/06 – Corinthians x Internacional
    20/06 – Santos x Corinthians
    27/06 – Corinthians x Figueirense
    02/07 – Corinthians x Ponte Preta
    05/07 – Goiás x Corinthians*

 

  • Robinho (Santos)
    31/05 – Santos x Sport
    03/06 – São Paulo x Santos
    06/06 – Santos x Ponte Preta
    10/06 – Atlético-MG x Santos
    20/06 – Santos x Corinthians
    28/06 – Internacional x Santos
    02/07 – Fluminense x Santos
    05/07 – Santos x Grêmio*

* Rodada ainda com data indefinida; jogos podem ser dia 4 ou 5 de julho

Fonte: ESPN.com.br