O tão sonhado retorno para a elite do futebol nacional pode ser um prêmio torcedor do Botafogo neste sábado. Isso porque um simples triunfo diante do Criciúma, às 17h30 (de Brasília), vai garantir o acesso ao clube carioca. O duelo, válido pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, acontecerá no Estádio Heriberto Hülse.

O Botafogo, que vem de três vitórias consecutivas, sendo a mais recente de 1 a 0 sobre o Bahia, lidera com 65 pontos, cinco a mais que o segundo colocado América-MG, que já jogou na rodada – se ganhar, a equipe estará matematicamente na Primeira Divisão em 2015 e se aproximará ainda mais do título da Série B.

Já o Criciúma, que vem de derrota de 2 a 0 para o Santa Cruz, tem 39 pontos e precisa demais do triunfo para não se aproximar ainda mais da zona de rebaixamento.

Na visão dos jogadores do Botafogo o time vai precisar ter um comportamento semelhante ao visto em outras grandes atuações como visitante. Um exemplo foi a recente goleada de 4 a 1 sobre o Náutico, em Pernambuco.

“Vamos precisar jogar como contra o Náutico, nos impondo desde cedo, sem deixar de acreditar que podemos ganhar. Se ficarmos acuados a situação vai se complicado, pois o Criciúma tem um bom time e vai crescer no jogo. Temos que fazer a leitura certa da partida e trabalharmos em cima dela”, avisou o lateral-direito Luis Ricardo.

Em termos de escalação o Botafogo terá apenas uma mudança em relação ao time que derrotou o Bahia. O atacante Sassá, que sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e não jogará mais esse ano, fica fora. Como o uruguaio Alvaro Navarro, com dores na coxa esquerda, será preservado, Ronaldo foi o escolhido para compor o ataque com Neilton.

Pelo lado do Criciúma, o técnico Roberto Cavalo trata a partida como uma decisão. “O Botafogo é o líder, atravessa um grande momento e tem um baita elenco. Isso tudo vai precisar ser superado pelo Criciúma. Mas meus jogadores entenderam que estamos falando de uma grande decisão e não podemos perder a oportunidade de somarmos pontos em casa”, disse Roberto Cavalo.

O meia Natan, com lesão de grau 2 no músculo posterior da coxa direita, está fora da temporada e se torna um desfalque importante. Como vai enfrentar o líder, o treinador optou por um substituto mais ‘conservador’ e usará o volante Wellington. Outra mudança será na lateral esquerda, onde o jovem Marlon, de 18 anos, ganha a posição de Cristiano, que não vinha agradando.

FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA X BOTAFOGO

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data: 7 de novembro de 2015 (Sábado)
Horário: 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Vanderson Antonio Zanotti (ES) e Ramires Santos Candido (ES)

CRICIÚMA: Luiz, Maicon Silva, Wanderson, Ianson e Marlon; Barreto, Wellington, Dodi e Dudu; Bruno Lopes e Tiago Adan. Técnico: Roberto Cavalo

BOTAFOGO: Jéfferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Guilherme Camacho e Daniel Carvalho; Neilton e Sassá. Técnico: Ricardo Gomes

Fonte: ESPN.com.br