O Botafogo enfrenta o Bragantino nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena Botafogo, buscando uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Basta um empate em 0 a 0 ou 1 a 1 para se classificar. Mas uma possível eliminação não seria de todo ruim: caso caia fora do torneio, o Botafogo pode conseguir uma vaga na Copa Sul-Americana deste ano.

Por conta do conflito de datas no calendário, equipes que se classificam para as oitavas de final da Copa do Brasil não podem disputar a Sul-Americana. Para o Botafogo se classificar para o torneio continental, além de ser eliminado esta noite, precisa torcer pelas classificações de Santos e Fluminense na Copa do Brasil – ambos jogarão às 21h45.

O Santos recebe o Gama, na Vila Belmiro, e precisa de uma vitória por qualquer placar, já que no primeiro jogo houve igualdade em 0 a 0 no Distrito Federal. Já o Fluminense precisa vencer o Ypiranga-RS ou empatar por dois ou mais gols no Colosso da Lagoa, em Erechim, já que ficou no 1 a 1 no primeiro jogo, em Volta Redonda.

Vale lembrar que, caso avance para as oitavas de final da Copa do Brasil, o Botafogo terá grandes chances de pegar uma equipe que disputou a Copa Libertadores. O Glorioso ficaria no Pote 2, e enfrentaria um time que sairia do Pote 1 (Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, São Paulo, Atlético-MG, Palmeiras, Internacional ou Vasco). O sorteio será no próximo dia 2 de agosto.

Cinco brasileiros já estão classificados para a Copa Sul-Americana:

Santa Cruz (campeão da Copa Nordeste e eliminado na terceira fase da Copa do Brasil)
Cuiabá (campeão da Copa Verde e eliminado na primeira fase da Copa do Brasil)
Sport (6º na Série A-2015 e eliminado na primeira fase da Copa do Brasil)
Flamengo (12º na Série A-2015 e eliminado na segunda fase da Copa do Brasil)
Coritiba (15º na Série A-2015 e eliminado na segunda fase da Copa do Brasil)

Duas vagas ficarão com:

Atlético-PR (10º) ou Chapecoense (14º): se enfrentam na terceira fase da Copa do Brasil e quem for eliminado vai para a Sul-Americana
Ponte Preta (11º) ou Figueirense (16º): se enfrentam na terceira fase da Copa do Brasil e quem for eliminado vai para a Sul-Americana

A última vaga ficará com quem for eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, nesta ordem:

Santos (7º na Série A-2015): enfrenta o Gama-DF; ou
Fluminense (13º na Série A-2015): enfrenta o Ypiranga-RS; ou
Botafogo (1º na Série B-2015): enfrenta o Bragantino; ou
– Vitória (3º na Série B): só entra se todos os acima se classificarem, já que foi eliminado na terceira fase

Fonte: Redação FogãoNET