Na tarde desta terça-feira (1 de novembro) a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) divulgou o regulamento do Campeonato Carioca 2017, com algumas mudanças. A principal delas será a realização de uma fase preliminar envolvendo os dois clubes que conquistaram o acesso na atual temporada e os quatro últimos colocados da edição passada (2016).

Com isso, Nova Iguaçu e Campos, promovidass esse ano, se juntam a Cabofriense, Portuguesa (RJ), Tigres e Bonsucesso, em um hexagonal a ser disputado em janeiro. Os dois primeiros colocados se juntam as 10 equipes que disputarão a elite do futebol Carioca. Já os quatro últimos colocados farão um quadrangular, onde os dois com pior aproveitamento disputam a Série B do Campeonato, já em 2017.

A fase preliminar terá início no dia 11 de janeiro. Já a fase principal, com as 12 equipes, começa no dia 28, já com um clássico inaugural, entre Vasco e Fluminense.

As tradicionais Taça Guanabara e Taça Rio também estão de volta. Cada uma disputada com 2 grupos de 6 times, onde os dois primeiros de cada grupo decidem as semifinais em jogo único. Já a decisão geral, será definida em dois jogos, sem vantagem de empate.

Fonte: Fox Sports