O jogo deste domingo entre Corinthians e Figueirense, que foi a primeira partida oficial realizada no Itaquerão e vencida pelo time catarinense por 1 a 0, não será o único teste no novo estádio antes da partida de abertura da Copa do Mundo, dia 12 de junho. Por pedido da Fifa, a CBF irá alterar o mando de campo do confronto, válido pela 9ª rodada e marcado para o dia 1º de junho, no Maracanã, ocorrerá em São Paulo, no estádio corintiano. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo programa Sportscenter, do canal ESPN. A decisão acabará quebrando uma própria regra da CBF, de não deixar uma mesma equipe jogar em casa três vezes seguidas.

O pedido da Fifa foi feito para que o Itaquerão possa realizar um jogo com capacidade total em todos os seus setores – inclusive nas arquibancadas provisórias, que ficaram vazias neste domingo -, antes da receber a partida que abrirá a Copa 2014, entre Brasil  e Croácia. A confirmação da troca do mando de campo para Corinthians x Boatafogo será ratificado ainda nesta segunda-feira.

Ao acatar a solicitação da Fifa, a CBF fará com que o Corinthians atue três vezes consecutivas como mandante no Brasileirão. A sequência corintiana em casa terá Cruzeiro, (dia 28/5, no Canindé, pela 8ª rodada), Botafogo (1º/6, no Itaquerão, pela 9ª rodada) e Internacional (16/7, em local a ser definido, pela 10ª rodada). (NOTA DA REDAÇÃO FN: O Botafogo também faria, assim, três jogos seguidos fora: Palmeiras, dia 28/5, em Presidente Prudente; Corinthians, dia 1º/6, no Itaquerão; e Sport, dia 16/7, na Ilha do Retiro).

Curiosamente, a CBF negou uma inversão de mando de jogo envolvendo o Corinthians, quando o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, sugeriu atuar como visitante no clássico realizado no último dia 11, em Barueri. O departamento técnico da CBF justificou a negativa, dizendo que o cvlube mnão pode atuar três vezes consecutivas como mandante no Brasileiro.

Fonte: iG