VAR só para marcar o pênalti? Cobrança de Gabriel era para ter sido anulada em Flamengo x Botafogo

Pênalti de Gabriel Barbosa - Flamengo x Botafogo - Campeonato Brasileiro 2020
Reprodução/Premiere

Se não foi um clássico supermovimentado, o Flamengo x Botafogo deste domingo no Maracanã foi repleto de polêmicas em relação à arbitragem. O VAR foi acionado duas vezes, mas deveria ter sido acionado mais uma e ter invalidado a cobrança de pênalti de Gabriel Barbosa, no último lance do jogo e que determinou o empate em 1 a 1.

Nas imagens fica claro que o meia Thiago Maia (camisa 33) e o atacante Vitinho (camisa 11) invadem a área do Botafogo no momento da cobrança do pênalti, e nenhum aleta alvinegro comete a infração – o lateral Danilo Barcelos quase invadiu, mas o pé está antes da linha da meia-lua, o que não configura invasão.

Mochilas, bolsas e carteiras da coleção FogãoNET da Estilo Piti

Logo após o gol do Flamengo, o árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden encerrou o jogo, nem dando tempo para uma possível revisão do lance. E cabe ressaltar que o juiz ficou alertando o goleiro Gatito Fernández o tempo todo antes da cobrança de que, se ele se adiantasse, as câmeras flagrariam. Mas, pelo visto, só flagrariam de um lado…

Bandana da Costa do Marfim e Faixa Konichiwa da Estilo Piti

Erros frequentes contra o Botafogo

Não foi a primeira vez que a arbitragem do Campeonato Brasileiro 2020 mostrou ter má-vontade com o Botafogo – para dizer o mínimo. Na vitória sobre o Atlético-MG, por exemplo, o árbitro nem foi ao VAR e deixou de marcar um pênalti a favor do Fogão, em toque de mão de Marrony. Contra o Fortaleza, na rodada anterior, houve outro pênalti não marcado a favor do Glorioso, com falta de Gabriel Dias em Bruno Nazário.

Mochilas, bolsas e carteiras da coleção FogãoNET da Estilo Piti

Paulo Autuori se revolta com arbitragem

Na entrevista coletiva após o clássico deste domingo, o técnico Paulo Autuori mostrou-se revoltado com a arbitragem e questionou os diferentes critérios adotados no Campeonato Brasileiro.

– Contra o Fortaleza teve pênalti no (Bruno) Nazário nem o VAR chamaram. Não estou aqui para discutir interpretação dele, estou aqui para discutir as diferenças de interpretação. Não adianta ter VAR. Na hora da interpretação sempre as mesmas equipes são favorecidas. No momento de decidir, a interpretação tem sido contra o Botafogo claramente – disse Autuori, completando:

– A conjuntura atual do futebol brasileiro é muito fraca e suspeita. As coisas acontecem sempre da mesma maneira. Isso cansa.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários