Acabou o sonho. Após uma campanha belíssima e que surpreendeu muita gente, o Botafogo lutou, foi melhor na maior parte do jogo, mas sofreu um gol duvidoso e acabou derrotado pelo Grêmio por 1 a 0 nesta quarta-feira, em Porto Alegre, sendo eliminado nas quartas de final da Libertadores. O Tricolor Gaúcho vai encarar o Barcelona-EQU, que eliminou o Santos, na semifinal.

O Botafogo foi superior ao Grêmio na maior parte do primeiro tempo, ganhando as divididas, saindo sempre em velocidade e levando perigo. Entretanto, quem assustou primeiro foi o time da casa, com Fernandinho acertando o travessão. Poucos minutos depois, o Botafogo respondeu na mesma moeda: Bruno Silva soltou uma bomba e a bola explodiu na trave.

Victor Luis recebe a marcação de Barrios, que fez o gol do Grêmio (FOTO: Lancenet!)

Victor Luis recebe a marcação de Barrios, que fez o gol do Grêmio (FOTO: Lancenet!)

Com o domínio alvinegro, os gremistas que lotaram a Arena foram desanimando, e a torcida do Botafogo fez-se ouvir. O Glorioso seguiu pressionando. Aos 33 minutos, Victor Luis cobrou falta com muita força e Marcelo Grohe fez grande defesa. No finalzinho da etapa inicial, Bruno Silva deu de calcanhar, Arnaldo cruzou da direita e João Paulo, sozinho dentro da área, acabou furando.

O Botafogo voltou sem o mesmo ímpeto no segundo tempo e começou levando um susto logo no começo: Gatito fez defesa espetacular em cabeçada de Michel. Após uma falta desnecessária de Igor Rabello, o Grêmio conseguiu o gol da classificação. Bola levantada e Barrios, de cabeça, superou a marcação de Matheus Fernades. No vídeo, porém, a impressão é que o atacante gremista estava em posição de impedimento.

Alvinegros fizeram barulho na Arena. Valeu, Fogo! (FOTO: Lancenet!)

Alvinegros fizeram barulho na Arena. Valeu, Fogo! (FOTO: Lancenet!)

Com a desvantagem no marcador, o Botafogo foi para o tudo ou nada. Jair lançou mão do meio-de-campo forte e colocou Leo Valencia e Guilherme, depois Brenner. Até Carli virou atacante. A estratégia passou a ser alçar bolas na área gremista, mas não deu certo. O Grêmio abusou da cera, o árbitro deu apenas quatro minutos de acréscimo e o Botafogo ficou mesmo fora das semifinais.

Próximo jogo

Sem a Libertadores, o Botafogo agora terá apenas o Campeonato Brasileiro pela frente. No próximo domingo, o Glorioso vai até o Paraná enfrentar o Coritiba, às 16h, no Estádio Couto Pereira. A missão agora será conquistar um lugar no G-6 (ou no G-4, para não precisar passar pelas fases preliminares) para voltar à Libertadores em 2018.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 BOTAFOGO

Local: Arena do Grêmio
Data/Hora: 20/9/2017 – 21h45
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
Renda e público: R$ 2.341.147,00 / 47.584 pagantes / 50.517 presentes
Cartões amarelos: Geromel, Kannemann, Cortez e Edilson (GRE); Igor Rabello, João Paulo, Rodrigo Lindoso e Roger (BOT)
Cartões vermelhos:
Gols: Barrios 17’/2ºT (1-0)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur e Ramiro (Luan 45’/2ºT); Leo Moura (Everton 37’/1ºT), Fernandinho e Barrios (Jailson 35’/2ºT) – Técnico: Renato Gaúcho.

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Arnaldo, Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Bruno Silva, Matheus Fernandes (Leo Valencia 23’/2ºT), Rodrigo Lindoso e João Paulo (Brenner 36’/2ºT); Rodrigo Pimpão (Guilherme 23’/2ºT) e Roger – Técnico: Jair Ventura.

Fonte: Redação FogãoNET