Invicto: Botafogo não perdeu no BR com uniforme tradicional

Compartilhe:

Conhecido pela estreita relação com a superstição, o Botafogo deveria prestar atenção nos uniformes que vai adotar na reta final do Campeonato Brasileiro. O desempenho do time até aqui mostra que o melhor modelo a vestir para obter sucesso em campo é o tradicional: camisa alvinegra e calção preto. Com essa combinação, o time ainda não perdeu na competição – foram seis vitórias e três empates. E um alerta: a equipe de Oswaldo de Oliveira ainda não conseguiu vencer vestindo camisa e calção brancos.

O troca-troca de uniformes tem chamado atenção. Nas últimas rodadas, o clube tem repetido a camisa preta, adotada logo na estreia e na quinta rodada, e posteriormente deixada de lado. Ao todo foram sete jogos de camisa preta, com três vitórias, dois empates e duas derrotas. Curiosamente, as duas derrotas foram sofridas quando o time optou por jogar todo de preto, uma delas no confronto direto com o Cruzeiro, quando perdeu por 3 a 0, no Mineirão, e começou a se distanciar da briga pelo título.

Seedorf Botafogo x Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Botafogo não sabe o que é perder usando camisa alvinegra e calção preto (André Durão / Globoesporte.com)

Neste sábado, às 18h30m, o time carioca tem a chance de assumir a segunda posição, lugar ocupado pelo Grêmio, adversário do confronto direto, no Maracanã – o time gaúcho tem 45 pontos, dois a mais do que o Botafogo. No primeiro encontro entre eles, na Arena, o Tricolor venceu por 2 a 1, contra um alvinegro que jogou todo de branco. Foram quatro oportunidades usando uniforme desta cor e nenhuma vitória: três derrotas e um empate. Com camisa preta e calção branco, o time também está invicto, mas foram apenas dois jogos, com uma vitória e um empate.

O uniforme tradicional – e invicto – não aparece em campo desde a 15ª rodada, quando o Botafogo venceu a Portuguesa por 3 a 1, fora de casa. Na época, o time era o líder do Campeonato Brasileiro. O técnico Oswaldo de Oliveira revelou não ter se dado conta de que, desde lá, o traje número 1 está de fora.

– Se você não tivesse falado, não tinha nem reparado – disse, quando questionado sobre o assunto.

Hélio De La Peña, humorista (Foto: Reprodução/SporTV)
Humorista Hélio De La Peña tem preferência pelo modelo tradicional (Foto: Reprodução/SporTV)

O humorista e torcedor botafoguense Hélio De La Peña admite a preferência pelo modelo tradicional, tanto que prefere usar a combinação quando joga futebol com os amigos. No entanto, ele afirma que a maior preocupação deve ser voltar a vencer na competição, seja qual for a “roupa” – o time está sem vencer há quatro rodadas e vem de três derrotas consecutivas.

– Eu curto o uniforme tradicional, embora não tenha nenhum problema com outro tipo de uniforme. Essa história dos jogadores gostarem de calção branco, se eles se sentem à vontade e confortáveis com calção branco, usem calção branco, mas por favor, chutem a gol! Isso é o fundamental, não é o uniforme, é o desempenho dentro das quatro linhas.

Confira o retrospecto do Botafogo conforme as combinações

Uniforme tradicional, Botafogo (Foto: Reprodução/SporTV)

Tradicional: camisa alvinegra e calção preto
9 jogos
6 vitórias
3 empates
 

  •  

camisa alvinegra, calção branco, Botafogo (Foto: Reprodução/SporTV)

Camisa alvinegra e calção branco
5 jogos
3 vitórias
1 empate
1 derrota

camisa preta; calção branco; Botafogo (Foto: Reprodução/SporTV)

Camisa preta e calção branco
2 jogos
1 empate
1 vitória
 

  •  

uniforme todo preto; Botafogo (Foto: Reprodução/SporTV)

Camisa preta e calção preto
5 jogos
2 vitórias
1 empate
2 derrotas

uniforme todo branco; Botafogo (Foto: Reprodução/SporTV)

Camisa branca e calção branco
5 jogos
2 vitórias
1 empate
2 derrotas

Fonte: Sportv.com

Comentários