(IRADO!) Perfil no Twitter relembra trajetória em ‘tempo real’ do título de 1995

Compartilhe:

O título brasileiro do Botafogo em 1995 comemora vinte anos nesta temporada. Aproveitando que a efeméride está próxima, um historiador e jornalista alvinegro criou um perfil no Twitter para reviver a trajetória do clube naquele ano. A página na rede social mostra, passo a passo, o caminho do Glorioso para a conquista de seu último grande título.

O perfil traz assuntos não tão abordados nos dias atuais, como a negociação com Edmundo, por exemplo. O jogador, à época, chegou a receber proposta do Botafogo, mas acabou optando pelo arquirrival Flamengo. Depois, o Alvinegro repatriou Donizete “Pantera” para a posição, formando explosiva dupla com o artilheiro Túlio Maravilha.

REPRODUÇÃO

Negociação de Botafogo com Edmundo, de exatos 20 anos atrás, foi abordada pelo perfil
Negociação de Botafogo com Edmundo, de exatos 20 anos atrás, foi abordada pelo perfil

A página também faz piadas com as “previsões” de torcedores, que, por motivos óbvios, 20 anos depois, já conhecem desfechos das histórias da época. Exemplo disso é a citação do meia holandês Seedorf, que surgia no Ajax e acabou encerrando sua carreira no Botafogo anos mais tarde.

Há enorme interação entre personagens da época que hoje brilham nas mais variadas áreas, como o próprio Edmundo, o hoje narrador e naquele tempo repórter Luiz Penido, o empresário Kleber Leite, que, presidente do Flamengo tentava levar o “Animal” para a Gávea, dentre outras brincadeiras.

Em pouco mais de 48h de existência, o perfil já chegou a mais de 800 seguidores. A pesquisa, um projeto antigo e fundamentado, deve virar livro no fim do ano, em uma ação colaborativa de crowdfunding.

Até 17 de dezembro, data em que o Botafogo conquistou o Campeonato Brasileiro de 1995 sobre o Santos, em uma decisão repleta de erros de arbitragem, o torcedor alvinegro terá a oportunidade de reviver momentos marcantes da caminhada do Glorioso graças à iniciativa nostálgica de um torcedor do clube.



Fonte: ESPN.com.br
Comentários