O acidente da madrugada da última terça-feira, 29, envolvendo o time da Chapecoense pode ter marcado o fim do Campeonato Brasileiro 2016. Sem nenhum clima para realização de partidas, atletas de diversos times se organizam pra que a última rodada do Brasileirão não seja disputada. Embora embrionária, a ação, que partiu dos atletas e, a princípio, não envolve as diretorias, vem ganhando adesão cada vez maior, sendo liderada pelo Bom Senso F.C.

A intenção dos jogadores é que essa seja uma decisão unânime, de todos os clubes, com o entendimento de que assim seria possível evitar punições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para quem não for a campo. Porém, essa é uma questão delicada, já que ainda há seis clubes que aspiram objetivos no torneio. Atlético-PR (56 pontos), Botafogo (56) e Corinthians (55) buscam as duas últimas vagas do torneio na próxima edição da Libertadores. Sport (44 pontos), Vitória (45) e Internacional (42) lutam contra uma vaga de rebaixamento.

O Atlético-MG enviou ontem ofício à CBF informando que não irá comparecer à partida da rodada final, dia 11. A entidade publicou uma nota elogiando o clube mineiro pelo “gesto solidário”, mas respondeu que mesmo assim, “por questão protocolar” vai organizar a partida, que deve ter decretada W.O. duplo. A Chapecoense informou que só se posicionará sobre isso após o velório, marcado para amanhã.

Ontem, todo o elenco do Internacional, liderado pelo meia Alex, foi a público para pedir que a última rodada não seja disputada. O clube é 17º colocado, na zona de rebaixamento.

“A gente gostaria de deixar bem claro, por uma questão de respeito e emocional, que não teríamos condições de jogar a última partida. Como somos profissionais, respeitamos hierarquias, leis e regras. Se houver, vamos cumprir. O nosso sentimento com a situação toda, pelo que sentimos, é de não ter rodada”, afirmou o meia.

Para cancelar a rodada que seria necessário um acordo entre todos os interessados. Ainda assim, a CBF buscaria garantias que evitem risco de tapetão.

Fonte: O Povo Online