Justiça libera verba do Botafogo ‘presa’ pelo São Paulo por ser de incentivo fiscal

Justiça libera verba do Botafogo ‘presa’ pelo São Paulo por ser de incentivo fiscal

Desde janeiro do ano passado, como revelou o blog, o São Paulo cobra na Justiça paulista cerca de R$ 3,27 milhões do Botafogo referentes à venda do atacante Henrique Almeida, feita em 2013. O clube paulista já teve atendido pedido de bloqueios na conta do alvinegro do Rio. Porém, na última quarta (21), foi negado recurso aos são-paulinos contra decisão que liberava R$ 683.333,33 encontrados em uma das contas botafoguenses e anteriormente bloqueados.

O desbloqueio foi determinado porque a Justiça entendeu que o Botafogo comprovou se tratar de recurso proveniente de incentivo fiscal ao esporte, que não pode ser penhorado, de acordo com a decisão. Agora, o São Paulo deve procurar outra forma de penhora para tentar receber. Porém, a agremiação do Rio de Janeiro contesta a cobrança e pode recorrer.

“É importante deixar claro que o São Paulo está tendo seu direito de receber o pagamento reconhecido pela Justiça. O desbloqueio foi autorizado por causa do entendimento sobre recursos oriundos de lei de incentivo, não porque o Botafogo não esteja devendo”, disse ao blog Leonardo Serafim dos Anjos, diretor jurídico executivo do São Paulo.

“Houve a penhora indevida de recursos incentivados para aplicação obrigatória em esportes olímpicos, no caso, o basquete. Por sua própria natureza – recursos públicos oriundos de arrecadação de impostos – esses incentivos são impenhoráveis. Portanto, outro não poderia ser o resultado do julgamento, senão a liberação dos recursos”, declarou Domingos Fleury, vice-presidente jurídico do Botafogo.

Ele também se manifestou sobre a possibilidade de o São Paulo tentar penhorar outras receitas, como cotas de TV e dinheiro arrecadado com negociações de atletas. “As penhoras são inevitáveis, mas não podem inviabilizar a continuidade do clube, de forma que não podem abarcar a totalidade das receitas, seja de quotas da TV, venda de jogadores, ou qualquer outra. Sempre que houver excessos, como no caso reportado por você (a cobrança relativa a Henrique), o Botafogo recorrerá”, afirmou o dirigente.

Emprestado pelo Grêmio, Henrique Almeida atualmente está na Chapecoense.

Fonte: Blog do Perrone - UOL

Comentários