O BOTAFOGO ESTÁ NA LIBERTADORES! Após ficar em quarto lugar no Campeonato Brasileiro, o Glorioso teve sua vaga garantida com a perda do título da Ponte Preta na Copa Sul-Americana. O Lanús controlou o jogo todo e venceu a final por 2 a 0, nesta quarta-feira, impedindo com que a equipe campineira “roubasse” a vaga do Fogão.

Assim, o Botafogo vai disputar a principal competição do continente após 18 anos de ausência. A última vez foi em 1996, quando o Glorioso se classificou num grupo que tinha Corinthians, Universidad de Chile e Universidad Católica, mas foi eliminado nas oitavas de final pelo Grêmio, que tinha sido campeão no ano anterior.

Essa será a quarta participação do Botafogo na Libertadores. Além de 1996, o Glorioso disputou o torneio em 1963, quando caiu para o Santos de Pelé nas semifinais; e em 1973, quando chegou até a fase semifinal (que tinha dois grupos de três), mas ficou atrás de Colo Colo e Cerro Porteño na sua chave.

A Copa Libertadores-2014 terá seus grupos sorteados nesta quinta-feira, às 22h, e o Botafogo terá de disputar a fase preliminar, assim como o Atlético-PR. O Glorioso enfrentará Caracas (VEN), Sporting Cristal (PER), Nacional-URU, Deportivo Quito (EQU), Oriente Petrolero (BOL) ou o terceiro representante do Chile (Iquique, Universidad Católica, Palestino ou Universidad de Chile).

Fonte: Redação FogãoNET