Uma comissão de líderes de torcida do Botafogo de Futebol e Regatas se uniu para externar suas insatisfações. Não concordamos com a falta de diálogo e a distância que há entre o clube e seus torcedores.
Abaixo, vamos enumerar uma série de fatores que demonstram um pouco de nossa insatisfação:

1) FORMAÇÃO DE UM ELENCO À ALTURA DO BOTAFOGO

É sabido que o clube, infelizmente, passa por um momento financeiro difícil, onde os recursos são escassos. No entanto, ainda sim, somos o Botafogo de Futebol e Regatas, um dos 12 maiores clubes do século, eleito pela FIFA. Não aceitamos nomes como Lucas Zen, Octávio e Gegê, depois de tantas chances, ainda estarem em nosso elenco e pior, como peças importantes. Exigimos reforços de peso, que possam realmente vir para somar.

2) COMPROMETIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS COM A IMAGEM DO CLUBE

Nos tempos de hoje, onde os clubes cada vez mais se profissionalizam, é normal que haja profissionais que torcem para outro clube, trabalhando para o Botafogo. Porém, é inaceitável, que esses profissionais tenham fotos com a camisa desses outros clubes, pior, de torcidas organizadas desses outros clubes, em suas redes sociais. Todo e qualquer funcionário do Botafogo tem que ter ciência de que trabalha num clube de futebol, com uma torcida apaixonada e que todo e qualquer desrespeito e descuido não vão ser tolerados pelo clube.

3) MARKETING QUE NÃO FUNCIONA

Cada vez mais, críticas são vistas ao marketing do clube. O clube não entende sua torcida, não a fideliza e não consegue criar uma relação de parceria com seu torcedor. Exemplos claros para essas críticas: Luís Ricardo, jogador do clube, dá entrevista para imprensa com o boné do Yankees e não com boné do clube. Foto de jogadores que já saíram de maneira conturbada do clube e foram para rivais, no “novo” site de Sócio-Torcedor do clube. Novamente, o clube precisa entender melhor seu torcedor e saber cativá-lo.

4) PATROCÍNIO MASTER

Já tem mais de um ano que não conseguimos um patrocínio master. Vários outros clubes conseguem, alguns até com um valor de marca inferior ao do Botafogo, porém, infelizmente, com a gente tudo é mais complicado.

5) RESPEITO AO BOTAFOGUENSE

Jamais, em hipótese alguma, a torcida do Botafogo pode ser desrespeitada por qualquer funcionário do clube, seja ele jogador ou dirigente. Estamos cansados de ver críticas injustas feitas por quem não é de direito. Jogadores, o papel de vocês é jogar, dirigentes, dirigir o clube da melhor forma possível. A torcida é o maior patrimônio desse clube e não pode ser desrespeitada ou criticada por ninguém.

6) JURÍDICO INEFICAZ

É grande o número de causas perdidas. Andrey, Willian Arão, Henrique Almeida, Lima, Gabriel, Lucas e Daniel, são alguns exemplos dos jogadores que perdemos na justiça, com isso, perdemos um possível retorno financeiro que poderíamos ter com esses jogadores.

7) SÓCIO-TORCEDOR TORCIDA

Há mais de um ano, foi prometida uma relação de parceria entre o clube e suas torcidas, onde um sócio-torcedor específico para torcida seria feito, existindo dessa forma uma relação onde o clube ajudasse suas torcidas e as torcidas ajudassem o clube. Contudo, até então, nada foi feito, só promessas e falácias. Um diálogo maior é necessário e acreditamos que seja bom para todos.

8) UM DEPARTAMENTO PARA CUIDAR DA RELAÇÃO COM AS TORCIDAS

Precisamos de um interlocutor que de fato fale a língua das torcidas, onde o mesmo seja solícito, nos ouça e ao menos responda nossos questionamentos que surgirão ao longo do ano.
Exigimos uma reunião com o presidente do clube, exigência essa que foi atendida hoje, 1 de fevereiro de 2016.

9) SÓCIO-TORCEDOR COM DIREITO A VOTO

Uma das promessas de campanha da diretoria que não foi cumprida. O clube precisa de uma abertura maior, onde sua torcida tenha direito a participar da vida política do clube, permitindo assim o direito a voto do sócio-torcedor.

10) SALÁRIOS ATRASADOS DOS FUNCIONÁRIOS MAIS HUMILDES DO CLUBE

É lamentável que funcionários dependentes dos seus salários para sobreviver, estejam com os pagamentos atrasados. O clube precisa e deve olhar para esses funcionários, é urgente!

11) MENTALIDADE POSITIVA

Um clube vitorioso, também passa por uma mentalidade positiva. Ultimamente e cada vez mais, só vemos notícias ruins sobre o Botafogo. Declarações e notícias que afetam diretamente a já combalida auto-estima do botafoguense. Precisamos mudar essa mentalidade negativa!

12) PROFISSIONALIZAÇÃO DO CLUBE

Nos últimos tempos, o futebol carece cada vez mais de administrações profissionais, onde pessoas remuneradas geram o clube de maneira profissional, com metas e prazos.
No Botafogo não pode ser diferente.

As seguintes TORCIDAS DO BOTAFOGO assinam esta nota:

BAIXADA FOGO, BOTACHOPP, FOGORÓ, FÚRIA JOVEM DO BOTAFOGO E LOUCOS PELO BOTAFOGO.

#PACTOALVINEGRO

 

Fonte: Facebook da Fogoró