Dunga já tem na cabeça o time que enfrentará o Uruguai, nesta sexta-feira, na Arena Pernambuco, a partir das 21h45, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Porém, falta ainda conseguir a confiança dos comandados. A seleção que viaja hoje de manhã para Recife tem os dois pés atrás com o treinador, que riscou de seu caderno jogadores queridos pelo grupo.

A equipe não está fechada com Dunga. A ausência de Thiago Silva, capitão do time na Copa do Mundo de 2014, até hoje não foi digerida pelos remanescentes daquela campanha fracassada. E junta-se a essa insatisfação a visível má vontade do treinador com Marcelo, um dos maiores amigos de Neymar, que tanto o ajudou na adaptação à nova vida na Espanha.

O aparente fim da trajetória de Jefferson na seleção também incomoda o grupo, embora não se compare à insatisfação causada pela barração de Thiago Silva e Marcelo. A gota d’água foi a desculpa esfarrapada de Dunga para não convocar o lateral-esquerdo do Real Madrid.

No dia 3 de março, ao convocar a seleção para os confrontos contra Uruguai e Paraguai – respectivamente amanhã e na terça-feira -, o treinador justificou a ausência de Marcelo informando que, após consulta ao departamento médico do Real, obteve-se a notícia de que o jogador não estava pronto.

Porém, dois dias depois, Marcelo participou da vitória por 7 a 1 sobre o Celta de Vigo, pelo Campeonanto Espanhol. E Zidane, técnico do Real, ainda chamou Dunga publicamente de mentiroso, no último dia 12. O que, indiretamente, deteriorou de vez o clima na seleção brasileira que se apresentaria na Granja pouco mais de uma semana depois.

– É mentira que o Dunga tenha conversado com os médicos do Real Madrid – disse Zidane.

Convocado desde 2008, Thiago Silva caiu em desgraça no ano passado, ao cometer um pênalti grosseiro no jogo que determinou a eliminação do Brasil na Copa América, diante do Paraguai. A ausência do zagueiro, homem de confiança dos mais antigos, gera também insegurança no time. E, talvez, seja, somada à ausência de Marcelo, a razão do semblante fechado de Neymar nesses últimos dois dias de Granja Comary.

Fonte: Blog da Marluci Martins - Extra Online