Este ano há de ser nosso! Aquele Botafogo lutador, preciso, marcador, voltou com força total, e provou mais uma vez que pode fazer história sim. Atuando debaixo de chuva e muito frio no Gran Parque Central, o Glorioso derrotou o tricampeão Nacional-URU por 1 a 0, com gol marcado por João Paulo, e está próximo de eliminar mais um campeão e atingir as quartas de final da Copa Libertadores da América. Isso tudo diante de mil corajosos alvinegros presentes no acanhado estádio uruguaio.

Em boa hora! João Paulo marcou seu primeiro gol pelo Botafogo
Foi uma vitória com a cara do Botafogo. Aplicado na marcação, com a Estrela Solitária atuando forte. O Glorioso começou tomando sufoco, e aos 14 minutos o Nacional só não abriu o placar por um milagre. Após bola alçada na área, Silveira tocou para a área, a bola ficou quase na linha, Fernández tentou tocar nela e Gatito se jogou, evitando o gol. Aos 28, Victor Luis tentou jogar vôlei dentro da área, e o juizão não viu. Segue o jogo…
Aí, como tem acontecido na principal competição sul-americana, o Botafogo foi cirúrgico. Sr. Libertadores, Rodrigo Pimpão descolou um lindo lançamento da esquerda para Bruno Silva, o volante chutou errado, a bola bateu no zagueiro e sobrou para João Paulo, com um toquinho sutil por cima do goleiro, fazer seu primeiro gol com a camisa alvinegra: Botafogo 1 a 0, com 37 minutos. No fim do primeiro tempo, após pixotada de Emerson Silva, Silveira perdeu outra chance para os uruguaios. Ainda bem!
No segundo tempo, o Botafogo continuou guerreando e conseguiu segurar bem a pressão do Nacional-URU, sem sofrer maiores sustos. O Glorioso pode agora até empatar o jogo de volta, que será realizado apenas no dia 10 de agosto, às 19h15, no Estádio Nilton Santos, para chegar às quartas de final da Copa Libertadores e encarar Grêmio ou Godoy Cruz – no primeiro jogo, o time gaúcho venceu por 1 a 0 na Argentina.
Próximos jogos
Até lá o jogo de volta, o Glorioso terá jogos importantes para se recuperar no Campeonato Brasileiro e também na Copa do Brasil. O próximo compromisso será domingo, no Niltão, contra o Atlético-MG, às 19h, pelo Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
NACIONAL-URU 0 X 1 BOTAFOGO
Local: Gran Parque Central, em Montevidéu
Data-Hora: 6/7/2017 – 21h45
Árbitro: Julio Bascuñan (CHI)
Auxiliares: Christian Schiemann (CHI) e Carlos Astroza (CHI)
Renda e público: Não divulgados
Cartões amarelos: Polenta, Fucile e Romero (NAC); João Paulo e Bruno Silva (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: João Paulo 37’/1ºT (0-1)
NACIONAL-URU: Conde; Fucile (Kevin Ramírez 11’/2ºT), García, Polenta e Espino; Romero, Álvaro González e Carballo; Viudez (Ligüera 37’/2ºT), Fernández e Silveira (Diego Coelho 27’/2ºT) – Técnico: Martín Lasarte.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Arnaldo, Emerson Silva, Carli e Victor Luis; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e João Paulo (Camilo 34’/2ºT); Rodrigo Pimpão (Guilherme 38’/2ºT) e Roger (Marcos Vinicius 47’/2ºT) – Técnico: Jair Ventura.







