Paixão pelo Botafogo faz torcedores criarem associação no Amapá: ‘Amapafogo’

Compartilhe:

Paixão pelo Botafogo faz torcedores criarem associação no Amapá (Foto: Divulgação/Amapafogo)
Torcedores do Botafogo que fundaram a associação denominada ‘Amapafogo’ (Foto: Divulgação/Amapafogo)

Os clubes do Rio de Janeiro sempre foram muito populares em todo país. No Amapá, extremo norte do Brasil, um grupo de amigos resolveu se destacar entre os demais para expressar o sentimento coletivo por um dos grandes times cariocas: o Botafogo de Futebol e Regatas. O que era para ser apenas uma reunião durante os fins de semana em Macapá, foi crescendo até ser fundada uma associação de torcedores do time no estado, denominada “Amapafogo”.

De acordo com o presidente da entidade, Delmer Guida, tudo iniciou há seis anos no bairro Jesus de Nazaré, Zona Central de Macapá, na casa de um dos fundadores da associação.

– A cada jogo do time nos reuníamos na casa de um amigo, e a cada encontro tinha um número maior de pessoas. Eram parentes, amigos de amigos, vizinhos e outras pessoas que se juntavam a nós para assistir os confrontos, até que tivemos a ideia de fundar a associação – contou.

Paixão pelo Botafogo faz torcedores criarem associação no Amapá (Foto: Cassio Albuquerque/GE-AP)
Presidente do Amapafogo, Delmer Guida (Foto: Cassio Albuquerque/GE-AP)

Logo após a sua fundação, a entidade procurou se filiar à sede nacional do clube e recrutar torcedores em toda a cidade. Segundo o presidente, a procura tem sido constante. São pessoas de todos os sexos, profissões e idades que se unem pelo amor ao time do coração.

– A cada dia temos recebido mais propostas de filiação. Em nossos eventos temos um registro maior de público. Isso mostra que a torcida do fogão em Macapá é fiel e unida – disse.

Delmer está no comando da presidência desde o início de 2013. O empresário carioca, radicado no Amapá há 18 anos, conta que a paixão pelo clube alvinegro surgiu aos 8 anos, mas relembra que não foi nada fácil.

– Meu pai era flamenguista e minha mãe era vascaína. A “guerra era declarada” entre eles, pois eles queriam que eu escolhesse um dos dois times para torcer. Mas resolvi escolher o Botafogo quando estava assistindo uma partida do clube em 1958 e vi o Garrincha fazer um gol sobre o Fluminense. Desde esse tempo, resolvi ficar contra os dois e torcer para o fogão – recordou com humor.

Feijão no fogão
A “Amapafogo” também foi responsável em realizar a primeira edição do “Feijão no Fogão” no estado. O evento promovido pelo clube, em 2011, teve o maior número de participantes em todo país.

– Foram mais de 1.200 pessoas que estiveram presentes e que celebraram junto aos craques do time, que estiveram no estado. Túlio Maravilha foi a grande estrela do evento, que fez sucesso estrondoso na capital – falou com alegria.
 

Paixão pelo Botafogo faz torcedores criarem associação no Amapá (Foto: Divulgação/Amapafogo)
Torcedores do clube reunidos no evento nacional denominado ‘Feijão no Fogão’ (Foto: Divulgação/Amapafogo)

Em 2013, a associação está nos últimos preparativos para a segunda edição do evento aqui no estado. A data prevista é no próximo dia 9 de novembro e de acordo com Delmer, terão muitas surpresas para o torcedor. Entre elas, está a presença dos jogadores Mazolinha e Paulinho Criciúma, responsáveis pelo título carioca do time  em 1989, quebrando um jejum de 21 anos sem ganhar a competição. O jogador Donizette, mais conhecido como Pantera é outra presença confirmada na festa do clube.

Paixão pelo Botafogo faz torcedores criarem associação no Amapá (Foto: Divulgação/Amapafogo)
Primeira edição do evento contou com a presença do ex-craque do clube alvinegro, Túlio Maravilha (Foto: Divulgação/Amapafogo)

– A primeira edição foi um sucesso e dessa vez queremos fazer uma coisa grandiosa e bater o recorde de participantes novamente – falou Guida, com empolgação.

O local do evento será no Macapá Hotel, com horário previsto para iniciar às 14h. Para informações complementares e compra de ingressos, os interessados deverão entrar em contato com a associação.

Serviço
Associação Amapaense de Torcedores do Botafogo – Amapafogo
Rua São José, 940, em esquina com Avenida Mãe Luzia – Centro
Contatos: (96) 8114-8128/9184-7088



Fonte: Globoesporte.com
Comentários