Uma mudança completa para o próximo teste da Arena Corinthians. Um dia depois do anúncio de que a partida contra o Cruzeiro seria remanejada para o novo estádio alvinegro, a Fifa e o clube mudaram de ideia e decidiram que o teste será feito mesmo no dia 1º de junho, um domingo e em duelo com o Botafogo.

A CBF anunciou que haverá uma inversão de mando deste duelo. Sendo assim, o jogo do primeiro turno acontece em 1° de junho e o do segundo, em 12 de outubro, no Maracanã.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke foi o primeiro a se pronunciar sobre o assunto. “2° evento teste antes da abertura acontecerá na Arena de São Paulo em 1/6. CBF deve remanejar um jogo do Brasileiro. Para nós é vital que todas as instalações sejam testadas em condições totais de jogo: assentos temporários e instalações adjacentes”, postou no Twitter.

Logo em seguida, o Corinthians soltou uma nota oficial confirmando que o jogo contra o Cruzeiro não aconteceria mais na Arena, mas sem citar o teste do dia 1º de junho.

O principal motivo para a mudança foi a falta de capacidade do transporte público da cidade aguentar a quantidade de pessoas que se deslocaria para a partida, que ocorreria durante a tarde de um dia normal, com pessoas se deslocando para ir ou voltar do trabalho.

Outra preocupação era com as estruturas provisórias, que ainda não haviam sido completamente liberadas pelo Corpo de Bombeiros.

Após a inauguração oficial no último domingo, em derrota para o Figueirense, a Fifa teria cobrado mais um teste no estádio, desta vez com as arquibancadas provisórias abertas e com a capacidade máxima.

Com a decisão de cancelar o teste, a partida entre Corinthians e Cruzeiro volta para o dia, a data e o local originais: quarta-feira (28), às 22h, no Canindé. O que resolve mais uma preocupação do clube: as pessoas que já haviam adquirido ingressos com a partida nesta programação.

Veja a nota oficial divulgada pela Fifa:

A FIFA solicitou formalmente na quarta-feira, dia 21 de maio, para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a realização de um segundo evento-teste na Arena de São Paulo, no domingo, dia 1º de junho de 2014. A CBF agora tenta remanejar um dos jogos do Campeonato Brasileiro para assegurar que o teste atraia uma capacidade maior do que 50 mil espectadores.

Dado ao alto padrão da partida de abertura da Copa do Mundo da FIFA, é vital para os organizadores que todas as instalações sejam testadas nas reais condições de jogo, incluindo o uso dos assentos temporários e das instalações adjacentes. Essas instalações complementares não estavam prontas quando o primeiro evento-teste aconteceu, no dia 19 de junho de 2014.

A decisão de organizar o evento no domingo ao invés de em um dia da semana foi tomada, depois de um pedido das autoridades locais, para minimizar o impacto na rotina operacional da cidade.

Veja a nota oficial divulgada pelo Corinthians:

Na manhã desta quarta-feira (21), Sport Club Corinthians Paulista, FIFA, Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo entraram em consenso e a partida entre Corinthians e Cruzeiro não acontecerá mais na Arena Corinthians no dia 29 de maio, às 16h, por conta dos transtornos que a partida, no horário e nos moldes em questão, poderia trazer à cidade.

O Corinthians solicitará à CBF ainda nesta quarta, por meio de ofício, que o jogo volte a acontecer no dia 28, às 21h50, no estádio do Canindé.

Fonte: ESPN.com.br