O Botafogo viveu início de temporada movimentado por conta da Conmebol Libertadores Bridgestone. Após eliminar Colo Colo-CHI e Olimpia-PAR, os alvinegros terão tempo para trabalhar visando o prosseguimento da temporada. No entanto, a equipe carioca sofreu com diversos problemas físicos de jogadores. Após Montillo não enfrentar os paraguaios, o goleiro Helton Leite foi mais um a sofrer uma lesão e não tem prazo de retorno aos gramados.

“O Helton sofreu uma lesão na coxa, grau 1 para 2. Começou o tratamento. Não tem uma estimativa para voltar. Aconteceu, foi um lance de jogo, bateu um tiro de meta e ocorreu essa lesão muscular. O Botafogo fez um planejamento para jogar duas competições. Só que o tempo foi curto”, disse o preparador físico Ednílson Sena, que continuou a explicação sobre a preparação feita pelo elenco na pré-temporada.

“Tivemos cerca de dez dias para fazer uma estreia no Carioca e não começamos como gostaríamos de começar. Uma equipe necessita de cerca de 30 dias para fazer uma pré-temporada. O futebol japonês tem 45, o Real Madrid tem 45, o Barcelona tem 45, nós tivemos 10. Há valências físicas que precisam de tempo, então é preciso frisar que o tempo foi curto”, continuou.

Sena também falou sobre a lesão de Montillo e destacou que a preparação no futebol chinês é diferente da feita pelos brasileiros. O preparador físico espera poder recuperar o argentino para a estreia na Fase de Grupos da Conmebol Libertadores Bridgestone.

“Esses atletas que vem da China precisam de uma atenção muito grande. É um jogador que não é mais um garoto. Temos de ter sensibilidade. O jogador vai evoluindo, fez hoje um trabalho físico. Pode chegar amanhã com dor ou sem dor, depende muito do atleta. A recuperação de um atleta mais velho é mais demorada que a de um atleta mais jovem. Vamos ver o nível físico que vai estar, a confiança, para poder liberar para o Jair escolher entre ter ele no jogo contra o Estudiantes ou não”, comentou.

O Botafogo volta a campo no dia 12 de março, contra o Volta Redonda, pela primeira rodada da Taça Rio. No entanto, o técnico Jair Ventura deve escalar os reservas, pois dois dias depois os alvinegros estreiam na Fase de Grupos da Libertadores contra o Estudiantes-ARG no estádio Nilton Santos.

Fonte: Fox Sports