Prefeitura volta atrás e diz: Engenhão reabre em 2015 (!)

Compartilhe:

O estádio João Havelange, o Engenhão, no Subúrbio do Rio, já tem um projeto definitivo de reforço da cobertura. A solução foi proposta pela empresa alemã SBP, a mesma responsável pelo laudo técnico que, em março deste ano, levou ao fechamento do estádio.

Às 15h42, a Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), órgão da Prefeitura do Rio, chegou a informar ao G1 que a previsão de reabertura do estádio era novembro de 2014. No entanto, às 18h20, o órgão enviou nota retificando a informação, ao dizer que o prazo de 18 meses para conclusão das obras foi mantido e, portanto, a reabertura estaria prevista para janeiro de 2015.

O projeto consiste na instalação de dois cabos estaiados nos lados oeste e leste do estádio, que vão “pinçar” a cobertura, distribuindo a carga das estruturas comprometidas. De acordo com a Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), o projeto oferece a vantagem da redução do tempo das intervenções no estádio, que poderia ser liberado aos torcedores, atendendo todos os requisitos de segurança.

As obras foram iniciadas em julho, com a elaboração do projeto executivo e montagem do canteiro de obras no Engenhão. Ainda este ano, será realizada a preparação da cobertura e iniciada a instalação do sistema de cabos estaiados. Para o início do próximo ano, está prevista a pré-montagem das bases da cobertura no solo.

Uma vistoria feita em 4 de junho constatou que as estruturas metálicas, como arcos, tirantes e tesouras apresentavam deformações. Estruturas que deveriam ser retas estavam retorcidas e algumas apresentavam calombos chamados de flambagem, considerados danos graves e que colocavam a estrutura em risco.

Fonte: G1.com.br

Comentários