Uma nova fase paira sobre o Botafogo. A equipe que, em 2014, caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro, passa por um momento de reformulação. Porém, o retorno do planejamento feito pelo presidente do clube, Carlos Eduardo Pereira, vem acontecendo com rapidez. O time é o líder do Campeonato Carioca, com 19 pontos, e, para quem começou o ano desacreditado, vem surpreendendo e convencendo. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, na noite de autógrafos que aconteceu em General Severiano, nesta quinta-feira, o mandatário do clube atrelou a boa fase da equipe ao planejamento feito para a temporada.

– O planejamento começou todo visando a Série B. Acho que esse é o grande objetivo do Botafogo no ano. A gente não pode falhar, porque a sobrevivência do Botafogo depende desse retorno à Série A. Optamos por montar um plantel e uma comissão técnica pautada na experiência. Achamos que não era o caso de fazer testes ou contratações de alto risco. A escolha do René Simões e do Antônio Lopes, segue exatamente esse caminho. O plantel foi montado por eles dois, mais o Mantuano e a diretoria – afirmou ao LANCE!

RÁPIDO SUCESSO

O Botafogo, pelas beiradas, vem conquistando seus objetivos. O Alvinegro iniciou o ano como a quarta força do Rio de Janeiro, e hoje, está no topo do Estadual, enquanto o Flamengo, que era tido como a primeira força, não figura nem o G4 da competição. Para o presidente, é até uma surpresa a forma como a equipe se encaixou com tanta rapidez, mas destaca que o principal responsável pelo sucesso foi o trabalho.

– Felizmente, o plantel se encaixou. Acho que isso faz toda a diferença. Da nossa parte (da diretoria), acho que a gente tem trabalhando para dar um bom desenvolvimento, manter os salários em dia desse grupo, que isso também é importante, e contamos com o grande apoio da torcida do Botafogo, que abraçou essa iniciativa, abraçou a equipe, e felizmente as coisas estão correndo bem, até mais cedo do que a gente esperava – brincou o mandatário.

REFORÇOS?

No processo de reformulação, o Botafogo manteve poucas peças do elenco do ano passado. Com a chegada do novo diretor de futebol, Antônio Lopes, e a participação direta de René Simões, técnico da equipe, o Glorioso tomou uma nova cara, com 12 novas caras no elenco alvinegro. Questionado sobre a chegada de novos reforços para a disputa da Série B, Carlos Eduardo Pereira lembrou a dificuldade financeira que o clube vive, mas afirmou estar buscando um patrocinador, para então, quem sabe, pensar em reforços para a competição nacional.

– Olha, não sei. Nós estamos dependendo de um patrocínio master. Se a gente conseguir uma folga no orçamento, até pelo momento difícil, pode ser que a gente parta para um reforço mais consistente. Hoje não, hoje para o Campeonato Carioca, estamos trabalhando dentro do nosso orçamento e o grupo está fechado – analisou o presidente.

ESTREIA E SÉRIE B

A tabela da Série B 2015 foi divulgada nesta quinta-feira, e o Botafogo fará seu primeiro jogo contra o Paysandu, em Belém. Com uma viagem longa, logo no início da competição, o presidente encarou a estreia como algo positivo, já que os jogadores não estarão desgastados por uma sequência de jogos. Mais profundamente, o mandatário discorreu sobre o caminho do Botafogo na Segundona, e, mesmo frisando a difuculdade da competição, fez questão de afirmar que o Glorioso está preparado para o Brasilero Série B.

– Já que precisamos fazer essa viagem longa, é melhor que seja no começo, com a equipe descansada, do que no meio de uma sequência. Belém é realmente uma viagem longa, e estamos enfrentando adversários difíceis, em uma campanha de 38 rodadas, não tem como escolher adversário. Você tem que entrar e enfrentar todos eles, no primeiro turno nós jogaremos 10 partidas fora de casa e 9 dentro de casa. E no segundo turno, é ao contrário, nós jogaremos 10 em casa e 9 fora. Então, a Série B é muito difícil, muito complicada, mas estamos confiantes de que vamos conseguir os nossos resultados – finalizou.

No próximo domingo, o Botafogo enfrenta o Fluminense, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. O jogo acontecerá às 18h30, e será o segundo clássico do Botafogo neste Estadual. No primeiro, a equipe venceu o Flamengo, por 1 a 0, com gol de Tomas, reforço da equipe para a atual temporada.

Fonte: Extra Online