Vasco e Botafogo farão as finais do Campeonato Carioca e, segundo o regulamento do torneio, teriam vaga garantida na próxima edição da Primeira Liga. No entanto, a organização da entidade não garante que os dois finalistas do certame estadual jogarão a Liga em 2017.

Segundo o Uol Esporte, uma resolução assinada em dezembro de 2015 pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) aponta em um dos artigos que o campeão e vice do Carioca estão classificados para todos os torneios interestaduais a serem disputados, e nisto estaria inclusa a Primeira Liga. No caso da Liga, Botafogo e Vasco entrariam nas vagas ocupadas por Flamengo e Fluminense, clubes que são fundadores e filiados à entidade, mas que foram eliminados nas semifinais.

A Primeira Liga admite, porém, que Botafogo e Vasco não tem vaga garantida na competição de 2017. De acordo com Fred Luz, diretor-executivo da organização, apenas times filiados poderiam participar da competição, que não é ligada à CBF ou às federações estaduais.

“A Primeira Liga é disputada pelos times filiados. O critério que vale são os dois times do estado que são filiados à Liga. O princípio dela é ser independente da federação e da CBF. Então, as regras deles podem não valer para a Liga”, afirmou.

Para o diretor da entidade, caso Vasco e Botafogo queiram participar da Primeira Liga 2017, terão que primeiro pedir a filiação e esperar para que os outros times a aprovem. A entidade deve nesta semana iniciar o planejamento para a temporada 2017, que inclui a adição de mais clubes e aumento de datas.

Fonte: Torcedores.com