Rafael Marques não é mais jogador do Botafogo. O atacante recebeu oferta para jogar no Henan Jianye e fez uma contraproposta salarial alta, já que não gostaria de deixar o Alvinegro em ano de disputa da Copa Libertadores. O time chinês aceitou as exigências e garantiu a contratação do camisa 20, que já acertou todos os detalhes para defender a nova equipe em 2014.

A proposta – no total de R$ 14 milhões, em que o Alvinegro ficará com a metade – foi considerada irrecusável pelo clube. Outro fator determinante para o desfecho da negociação foi a postura do presidente Maurício Assumpção. Rafael Marques ficou irritado com as declarações do cartola, que afirmou não haver nada o que fazer com os valores apresentados.

O atleta fez a contraproposta em uma tentativa de o Henan Jianye esfriar o interesse no negócio. Porém, o clube chinês não desanimou com a nova pedida salarial e fechou acordo. Assim, Rafael Marques deixa o Botafogo sem ter a chance de disputar a Libertadores, competição que o clube não se classificava desde 1996.

O jogador esteve nesta terça-feira, no Engenhão, onde já se despediu dos companheiros de Botafogo. Na reunião com os atletas, Rafael Marques deixou claro que não queria se transferir para o novo clube e que gostaria de disputar a Libertadores. Porém, o atacante está ciente de que conseguiu conquistar a maioria dos torcedores e quer deixar o Alvinegro sem criar polêmicas, já que planeja voltar a General Severiano futuramente.

A passagem de Rafael Marques pelo Botafogo pode ser resumida na palavra “superação”. Ele chegou ao clube pouco antes da saída de Loco Abreu a pedido de Oswaldo de Oliveira, pivô da saída do uruguaio, ídolo dos torcedores. Assim, o camisa 20 ficou com clima pesado, após ter desempenho muito ruim em seu início.

Tudo mudou na temporada seguinte, em 2013. O ano foi marcado pela reviravolta de Rafael Marques, que foi o artilheiro da equipe nos doze meses. Um dos principais destaques do Alvinegro, o atacante acumulou sondagens até receber uma proposta oficial do Henan Jianye, que balançou a diretoria do Botafogo. O jogador encerra sua passagem com 73 jogos e 19 gols.

Fonte: UOL