A diretoria do Botafogo acredita que vai conseguir um importante reforço para a próxima temporada e sem nenhum custo. Trata-se do atacante Henrique Almeida, emprestado pelo clube carioca ao Coritiba até o fim do ano e que, pelo planejamento inicial, vai se reapresentar com o restante do elenco no dia 2 de janeiro, quando começa a preparação para o Campeonato Carioca.

Henrique Almeida foi contratado pelo Botafogo em 2013, porém nunca conseguiu se firmar como titular. Revelado pelo São Paulo, quando ganhou status de promissor após brilhar no Mundial sub-20 de 2011, o jogador foi cedido ao Sport no ano passado, mesmo depois de ter sido aproveitado em algumas partidas até da Copa Libertadores. Esse ano, sem estar nos planos de René Simões, foi para o Coritiba.

No clube paranaense, o atacante de 24 anos reencontrou seu melhor futebol e já marcou 12 gols, sendo vital na arrancada que praticamente livrou o Coritiba do risco de rebaixamento. A diretoria do Coritiba, inclusive, procurou o Botafogo buscando a renovação do empréstimo, mas foi informada que nessas bases não há negócio. O clube só aceita negociá-lo de maneira definitiva.

A permanência do jogador em General Severiano se torna ainda maior porque as negociações para a renovação de contrato do uruguaio Alvaro Navarro estão fracassando. Ronaldo, que deve renovar o vínculo, e Luis Henrique, revelado nas categorias de base, não são tratados como titulares absolutos. A ideia dos dirigentes é ver se Henrique Almeida vai realmente desencantar com a camisa do Botafogo nos primeiros jogos do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil. O empresário de Henrique, Júlio Taran, vem tratando de todos os detalhes para definir na próxima semana a situação do atleta.

A possibilidade de Henrique Almeida não ficar no Botafogo só existe no caso de uma boa proposta financeira. Também se fala que o Cruzeiro estaria disposto a ceder o também atacante Neilton, que está emprestado ao Botafogo até dezembro, em troca de Henrique Almeida. O diretor de futebol, Antônio Lopes, negou que exista algo de concreto nesse sentido, já que os alvinegros não foram procurados pelos cruzeirenses.

A ideia da diretoria do Botafogo é ter o elenco fechado até o dia 2 de janeiro, quando acontece a reapresentação após as férias. O grupo vai realizar pré-temporada em Vitória, capital do Espírito Santo, e a estreia no Campeonato Carioca, primeiro compromisso oficial de 2016, será diante do Bangu no último fim de semana de janeiro.

Fonte: ESPN.com.br