Apesar das flexibilizações no regulamento do Campeonato Carioca por conta da pandemia do novo coronavírus, o atacante Matheus Babi não poderá fazer sua estreia pelo Botafogo neste domingo, contra o Fluminense, pelas semifinais da Taça Rio. A diretoria confirmou ao FogãoNET que o jogador não será relacionado. Vamos explicar.
Na Resolução da Diretoria 007/2020 publicada em 18 de junho, a Federação do Rio detalha as alterações feitas no regulamento para permitir aos clubes que inscrevam jogadores, flexibilizando prazos. Porém, para o Botafogo, o prazo de inscrição terminou na antevéspera do jogo contra a Cabofriense, realizado domingo passado.
Diz o novo texto do Artigo 21 do regulamento: “O prazo final para a inscrição de atletas no campeonato será o penúltimo dia útil que anteceder a partida do respectivo clube na 4ª rodada da Taça Rio, podendo
participar os atletas cujo registro conste no BIRA, sem pendências, até o último dia útil que anteceder a respectiva partida (seja da Taça Rio ou da final do campeonato)“.
Para poder jogar contra o Fluminense, Matheus Babi teria que aparecer no Boletim Informativo de Registro de Atletas da Ferj no máximo até o dia 25 de junho, mesmo que houvesse pendências para serem resolvidas. Porém, mesmo com o contrato iniciado em 16 de junho, a documentação foi protocolada nesta sexta-feira, o que impede de o atacante atuar no Estadual. Babi estará apto apenas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.
Uma das flexibilizações feitas no regulamento após a pandemia também permite a inscrição de atletas que atuaram por outro clube na mesma competição, caso de Matheus Babi. Ele foi destaque do Macaé, com cinco gols. Porém, por conta dos prazos citados acima, a torcida alvinegra terá de esperar mais para ver o novo reforço em campo.
* Colaborou Carlos Eduardo Sangenetto