Rivais curtem mais o Bota do que botafoguenses: visitante de melhor média

0 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

O Botafogo lidera a Série B na luta para voltar à elite do futebol brasileiro na próxima temporada. Mas, se os cariocas não sentirão falta da segunda divisão, quem irá morrer de saudade do alvinegro são as torcidas adversárias: o clube tem disparado a melhor média de público nos jogos, mas só como visitante.

São, segundo a Footstats, 16,803 pessoas por partida nos duelos do Bota longe de seus domínios, um total de 184.834 presentas nas 12 pelejas fora. O Vitória, segundo colocado no quesito, tem uma média de apenas 6.962 torcedores.

Sete dos anfitriões que receberam os comandados de Ricardo Gomes viram seus maiores públicos justamente contra o clube do Rio de Janeiro. Se não foi o caso, tiveram a maior renda, como aconteceu com CRB, Oeste e Paysandu. A lógica só não se aplica para o Vitória, apenas por causa do clássico com o Bahia, e para o Paraná.

Mais curiosos é que o próprio alvinegro não chega perto de sua marca como visitante. Quando mandante, o time da estrela solitária recebe pouco mais de 8.100 pessoas por jogo, que é apenas a sétima maior média como mandante. E lugar não falta, já que o Engenhão tem a 4ª maior capacidade do torneio (46 mil aproximadamente), ficando atrás apenas do Arruda, da Arena Castelão e da Arena Fonte Nova

O número em casa também é bastante inferior se comparado ao de outras equipes tradicionalmente da primeira divisão e que acabaram rebaixadas. O Atlético-MG, em 2006, contou com aproximadamente 31 mil torcedores por jogo; o Corinthians de 2008 com 23 mil; o Vasco, em 2009, com 25 mil; e o Palmeiras, há duas temporadas, teve média de 15 mil pagantes.

Fazendo mais diferença para os cofres adversários do que para o seu próprio, como consequência negativa, a renda arrecadada do Botafogo é apenas a 4ª na competição, mesmo sendo o maior clube entre os 20, não chegando nem à metade da do Bahia, líder em arrecadação.

Na noite desta terça-feira, o Botafogo recebe o Paraná no Engenhão, às 19h, pela 24ª rodada da Série B. Os ingressos custam entre R$ 20 a R$ 70 e estão à venda apenas pela internet.

Notícias relacionadas