Faltando apenas duas rodadas para o término da fase de grupos da Taça Libertadores, o LANCE!Net resolveu simular como ficariam os confrontos das oitavas de final da competição. O curioso é que grandes clubes do futebol sul-americano como San Lorenzo, Lanús, Santa Fé, Cruzeiro, Flamengo, Nacional-URU, Newell’s Old Boys e Peñarol ficariam de fora do mata-mata.

Nas três primeiras rodadas, nenhum time conseguiu alcançar 100% de aproveitamento. O Santos Laguna foi o que teve a melhor campanha, com três vitórias e um empate. Em seguida, Atlético-PR e Vélez Sarsfield teriam que decidir no sorteio quem iria ficar com a segunda colocação geral, pois estão empatados em todos os critérios de desempate. Grêmio e Atlético-MG enfrentariam Unión Española e Arsenal, respectivamente. Já o Botafogo teria um confronto complicado contra o Vélez ou um duelo brasileiro diante do Furacão.

O regulamento da competição prevê que, nesta fase da competição, dos 32 times divididos em oito grupos de quatro, avancem os dois primeiros de cada chave para as oitavas de final. Os confrontos são definidos pelo aproveitamento de cada time. O melhor primeiro colocado enfrenta o pior segundo. Nessa etapa, os critérios de desempate são: 1) melhor saldo de gols; 2) mais gols pró; 3) maior número de gols marcados como visitante; 4)sorteio. Todas as fases, a partir das oitavas, são jogadas em partidas de ida e volta no sistema mata-mata.

Um dado que evidencia o equilíbrio dos grupos é que apenas o Universitário-PER e o gigante Nacional-URU não possuem mais chances matemáticas de classificação.

Se acabasse hoje, os confrontos das oitavas seriam esses:

Santos Laguna x Nacional-PAR

Atlético-PR ou Vélez Sarsfield x Emelec

Universidad de Chile x Deportivo Cali

Grêmio x Unión Española

Atlético-MG x Arsenal

León x Nacional de Medellín

Cerro Porteño x Defensor

Botafogo x Atlético-PR ou Vélez Sarsfield

Fonte: Lancenet!