Neilton surgiu no Santos como candidato a sucessor de Neymar. Além das semelhanças físicas, dentro de campo o menino sempre mostrou a tal “ousadia” que marcou o hoje craque do Barcelona, principalmente pelo futebol mostrado nas categorias de base. Em 2012, Neilton foi campeão do Paulista Sub-20 e em 2013 se destacou na Copa São Paulo, marcando três gols na semifinal contra o Palmeiras e um gol na final contra o Goiás. O título do principal torneio de base do Brasil, que o Santos não conquistava desde 1984, foi o estopim para a valorização precoce de Nei.

No entanto, as comparações com o ídolo por vezes pesaram para o atacante e, devido a isso, o natural de Minas Gerais nunca demonstrou o seu verdadeiro potencial com a camisa santista no profissional. Com o vínculo expirado em 2014, o clube resolveu não entrar em acordo para renovar. No Cruzeiro, ele nunca ganhou sequência de jogos. Sem oportunidades sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, foi emprestado ao Botafogo no final de julho de 2015 até o final do ano.

E é em um novo alvinegro que Neilton está, digamos, ressuscitando para o futebol. Com seis gols em 13 jogos e uma vaga de titular no ataque, o atacante não tardou a virar um dos destaques do Botafogo na Série B. Com a vaga praticamente sacramentada à Série A, Neilton fez questão de agradecer ao clube pelas oportunidades  que ganhou para voltar a se destacar em âmbito nacional.

“Feliz pelo resultado, pelo gol. Fico feliz principalmente pelo passa dado, já que o Botafogo tá praticamente na Série A. Agradeço ao Botafogo pela oportunidade e espero cumprir com as minhas promessas, porque também prometi pra minha família que viria aqui e seria campeão também”, afirmou o jogador, que também revelou os conselhos que vem recebendo para fugir das faltas.

“Não tem que ter medo. A gente procura ouvir os conselhos. Como sou baixo, não posso deixar o adversário encostar em mim. Então, tento jogar distante deles, dar um drible um pouco mais rápido para eles não encostarem em mim”, disse.

Neilton não irá continuar no Botafogo. O jovem está dentro dos planejamentos do técnico Mano Menezes para a temporada 2016 e irá retornar ao Cruzeiro.

Fonte: Site da Rádio Tupi