Embalamos! Com um a menos durante praticamente todo o segundo tempo, o Botafogo fez valer a ótima etapa inicial que realizou e conseguiu a segunda vitória seguida no Campeonato Brasileiro ao superar o Sport por 2 a 1 neste domingo, na Ilha do Retiro. O primeiro triunfo fora de casa fez o Glorioso deixar a zona de rebaixamento e subir cinco posições na tabela, assumindo a 12ª colocação, com 18 pontos.
O Botafogo talvez tenha feito seu melhor primeiro tempo neste Campeonato Brasileiro. Organizado, conseguiu controlar bem o jogo e criou as melhores chances. Aos 10 minutos, após cruzamento da direita, Rhuan finalizou de primeira e Luan Polli salvou. Porém, depois, o goleiro do Sport entregou: ele deu nos pés de Honda, que levantou a cabeça e colocou para abrir o placar.
O Sport até ensaiou uma pressão depois do primeiro gol alvinegro. Mas o Fogão continuou bem no jogo. Aos 36 minutos, Pedro Raul enfiou no contra-ataque para Honda, o japonês passou por Luan Polli, mas chutou para fora. O Sport assustou aos 40, e Diego Cavalieri teve de trabalhar após boa jogada de Marquinhos. Porém, aos 45, Kanu deu um lindo passe e Caio Alexandre fuzilou, fazendo 2 a 0.
Se o jogo estava sob controle no primeiro tempo, no segundo a história ficou mais complicada depois que Rafael Forster fez falta dura em Barcia, levou o segundo amarelo e foi expulso. Aí, logo no minuto seguinte, o Sport aproveitou e diminuiu: Luciano Juba cruzou e Thiago Neves, de cabeça, marcou 2 a 1 aos 10 minutos. A equipe da casa ficou em cima e Hernane quase marcou o segundo aos 20, de cabeça.
O jogo foi perdendo um pouco de temperatura e o Botafogo conseguiu se segurar bem, valorizando mais a posse de bola e esfriando o ímpeto ofensivo dos donos da casa. A torcida alvinegra viveu um momento de mais tensão aos 40 minutos, quando o árbitro foi chamado ao VAR para revisar um toque no braço de Rhuan dentro da área, mas nada foi marcado.
Próximos jogos
O Botafogo segue longe do Rio e enfrenta na próxima quarta-feira o Grêmio, às 19h15, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Depois, terá três jogos em casa em sequência: Goiás, dia 19, Cuiabá, dia 27 (pela Copa do Brasil), e Ceará, dia 31, encerrando o primeiro turno do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
SPORT 1 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Ilha do Retiro
Data-Hora: 11/10/2020 – 18h15
Árbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Renda e público: Portões fechados
Cartões amarelos: Patric, Jair Ventura, Thiago Neves e Jonatan Gómez (SPT); Rafael Forster e Rhuan (BOT)
Cartões vermelhos: Rafael Forster 7’/2ºT (BOT)
Gols: Honda 28’/1ºT (0-1), Caio Alexandre 45’/1ºT (0-2) e Thiago Neves 10’/2ªT (1-2)
SPORT: Luan Polli; Patric, Chico, Adryelson e Luciano Juba; Marcão (Jonatan Gómez 44’/2ºT), Ricardinho (Bruninho 31’/2ºT), Thiago Neves, Barcia (Maxwell 44’/2ºT) e Marquinhos (Lucas Mugni 21’/2ºT); Hernane (Rogério 21’/2ºT) – Técnico: Jair Ventura.
BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Rafael Forster, Caio Alexandre (Rentería 42’/2ºT) e Honda; Kalou (Guilherme Santos 11’/2ºT), Pedro Raul e Rhuan (Warley 42’/2ºT) – Técnico: Bruno Lazaroni.