Após uma longa novela, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Cesar Salomão Filho, tomou decisão nesta terça-feira sobre o imbróglio do Campeonato Carioca. Ele deu ganho parcial aos pedidos de Botafogo e Fluminense e determinou que os jogos ocorram a partir de domingo, dia 28.
Botafogo e Fluminense tiveram seus jogos marcados inicialmente pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para os dias 22 e 25 de junho, o que não concordarem, devido à pandemia do novo coronavírus e à falta de tempo para treinamentos.
Os clubes foram ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), onde não obtiveram sucesso. No STJD, houve mediação e tentativa de acordo desde sexta-feira, mas sem consenso. Botafogo e Fluminense queriam jogar apenas em julho, a Ferj e os outros clubes não cederam, porque desejavam a continuidade imediata da Taça Rio.
Em meio ao imbróglio, o prefeito Marcelo Crivella soltou um decreto e proibiu os jogos do Botafogo e do Fluminense entre 22 e 25 de junho.
O Botafogo ainda enfrenta Cabofriense e Portuguesa nas duas últimas rodadas da Taça Rio. Antes da decisão do STJD, a Ferj havia soltado tabela nesta terça com o jogo do Glorioso marcado para sábado, às 17h, no Estádio Nilton Santos. A partida do Fluminense contra o Volta Redonda foi marcada para domingo e, desta maneira, não precisará ser alterada por conta da decisão do presidente do tribunal.
Confira trecho da decisão:
“Por todo o exposto é que DEFIRO EM PARTE a liminar vindicada pelo Fluminense F. C. e pelo Botafogo F. R., para sustar por ora e ad referendum do Tribunal Pleno do STJD do Futebol, os efeitos da decisão do TJD/RJ, determinando assim o adiamento das duas primeiras partidas de retomada do Campeonato aprazadas para as Agremiações Requerentes, devendo as partidas serem realizadas a partir dos dias 28/06/2020 (4ª rodada da Taça Rio) e 01/07/2020 (5ª rodada da Taça Rio), ou outra data após 28.06.2020 a critério da Federação, podendo a FERJ proceder com os eventuais ajustes necessários no calendário do Torneio.”