O Botafogo entrou com uma liminar nesta sexta-feira tentando vetar o uso do Engenhão no domingo como palco da final entre Flamengo e Fluminense pela Taça Guanabara. Porém o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) indeferiu o pedido.

O pedido foi feito no final da tarde de hoje, algumas horas após Flamengo e Fluminense conseguirem que o clássico tenha torcida mista. No documento, pedia que a partida fosse transferida para o Maracanã, alegando que o estádio Mario Filho está apto para receber a final, válida pelo primeiro turno do Carioca, e recorrendo ao regulamento do torneio.

“(…) O artigo 62 do mesmo Regulamento Específico, estatui o seguinte: ‘Art.62 – O Estádio Mario Filho (Maracanã) será considerado como campo neutro, assim como Estádio Nilton Santos (Engenhão), caso não haja a possibilidade de utilização do Maracanã”, escreveu.

“Vê-se, pois, que os referidos dispositivos regulamentares dispõem exclusivamente, que 1) os clássicos, semifinais e finais devem ser realizados no Maracanã; 2) o Estádio Nilton Santos é considerado campo neutro na eventual impossibilidade de utilização do Maracanã”.

“O Regulamento não impõe a utilização do Estádio Nilton Santos no Campeonato Estadual e nem poderia, na medida que o Estádio Nilton Santos é objeto de Concessão da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro em favor da Companhia Botafogo”.

No documento, o Botafogo repetiu algumas vezes que o Maracanã está em condições de uso – o documento inclusive cita que o estádio receberá a partida entre Flamengo e San Lorenzo, da Argentina, no próximo dia 8, pela Libertadores.

“Diga-se de passagem, que o Estádio Maracanã não teve, até então, a sua inviabilidade técnica comprovada, tampouco o Estádio Nilton Santos, à luz do que prevêem os regulamentos, sendo certo que a Procuradoria de Justiça Desportiva não trouxe mínimo elemento probatório que seja apto a demonstrar a impossibilidade de uso daquele equipamento esportivo”, escreveu no documento.

A negativa do TJD frustra mais uma tentativa de o Botafogo vetar o uso do Engenhão na final da Taça Guanabara, como ocorreu outras vezes nesta semana.

Fonte: ESPN.com.br